Um atirador abriu fogo em uma boate gay na noite de sábado, matando cinco pessoas e ferindo 18 no mais recente tiroteio em massa que atingiu o país, em um ano em que a retórica anti-gay foi intensificada entre os extremistas.
A tenente Pamela Castro, do Departamento de Polícia de Colorado Springs, disse que a polícia recebeu uma denúncia de um tiroteio no Club Q às 23h57.
Castro disse que havia um suspeito ferido e sendo tratado. Ela disse que não estava claro se o agressor havia sido baleado por policiais. Ela disse que o FBI estava no local ajudando no caso.
O Club Q é uma boate gay que apresenta um “Drag Diva Drag Show” aos sábados, de acordo com seu site.
Além do show drag divulgado no site, a página do Club Q no Facebook disse que o evento do dia incluía um “show punk e alternativo” antes de uma festa de aniversário, com um “brunch para todas as idades” programado para começar ao meio-dia de domingo.
“O Club Q está devastado pelo ataque sem sentido à nossa comunidade”, publicou o clube no Facebook. Em comunicado disseram que suas orações estavam com as vítimas e famílias e: “Agradecemos as reações rápidas de clientes heróicos que subjugaram o atirador e acabaram com esse ataque de ódio”.
Colorado Springs é uma cidade de cerca de 480.000 habitantes localizada a cerca de 112 quilômetros ao sul de Denver, que abriga a Academia da Força Aérea dos EUA. A cidade tem sido um epicentro do evangelicalismo americano. O Focus on the Family, um importante ministério cristão evangélico, está sediado em Colorado Springs.
Em novembro de 2015, três pessoas foram mortas e oito ficaram feridas em uma clínica da Planned Parenthood na cidade, quando um homem abriu fogo porque queria travar uma “guerra” contra a clínica porque ela realizava abortos.
O motivo do tiroteio de sábado ainda não foi revelado, mas trouxe de volta memórias do massacre de 2016 na boate Pulse em Orlando, Flórida, que matou 49 pessoas. E ocorreu em um estado que já foi palco de vários assassinatos em massa, incluindo na Columbine High School, um cinema em um subúrbio de Denver em 2012 e um supermercado Boulder no ano passado.
Em junho, 31 membros do grupo neonazista Patriot Front foram presos em Coeur d'Alene, Idaho, e acusados de conspiração em um evento do OrgulhoGay. Especialistas alertaram que grupos extremistas podem ver a retórica anti-gay como um apelo à ação .
No mês anterior, um pastor fundamentalista de Idaho disse à sua pequena congregação em Boise que gays, lésbicas e transgêneros deveriam ser executados pelo governo, o que se alinhava com sermões semelhantes de um pastor fundamentalista do Texas.
Houve 523 assassinatos em massa desde 2006, resultando em 2.727 mortes até 19 de novembro, de acordo com o banco de dados da Associated Press/USA Today sobre assassinatos em massa nos EUA.
Comentários
Postar um comentário
Comentários ofensivos não serão aceitos!