A derrota da Igreja!


Por: Julio Marinho


A Igreja Católica, tem sofrido várias derrotas nos últimos anos, principalmente no que diz respeito as investidas contras os direitos  dos LGBTs. Vários países, apesar da mobilização contrária da Igreja, tem aprovado leis que beneficiam os homossexuais, em muitos desses países por exemplo, os gays já tem direito ao casamento e a adoção.  Porém o  resultado dessa luta, além da derrota evidente, revela um outro dado preocupante para a Igreja. Pesquisa feita pelo Instituto Gallup revelou que, dentre os seguidores da Igreja Católica nos EUA , houve um aumento significativo da aprovação aos relacionamentos gays, de 46% em 2006 para 62% em 2010.  Um aumento de 16 pontos percentuais. Entre os que não seguem  as religiões judaico/cristã/islamica e ateus a aprovação chega a 85%. O levantamento também mostra que o nível homofóbico de uma religião influencia  diretamente a opinião de seus fiéis, quanto mais homofobia, mais  rejeição.


A derrota da Igreja Católica argentina, na semana passada, em relação a aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo, expõe uma fragilidade que até bem pouco tempo, seria inimaginável numa America Latina extremamente religiosa. Este tipo de revés, é um claro sinal de que a Igreja está perdendo seu grande poder de influenciar decisões políticas, como fazia com absoluto sucesso no passado.

Além do casamento, a lei dá aos casais homossexuais o direito a adoção. A Igreja, evidentemente, era contra e classificou a aprovação da lei como "perversa". Já os homossexuais, como não poderia deixar de ser, comemoraram muito a nova medida.

O Cardeal Arcebispo de Buenos Aires, Jorge Bergoglio, em uma carta enviada aos parlamentares antes da votação, teria dito: "Não sejamos ingênuos: esta não é só uma luta política, é uma estratégia para destruir o plano de Deus". É como se o Cardeal tivesse saido diretamente de um romance de Dan Brown.

Além da Argentina, a Cidade do México e o Uruguai, já haviam ano passado, proporcionado derrotas semelhantes a Igreja Católica. Aliás, há uma tendência muito forte de que outros países venham a aprovar leis socialmente mais justas para os LGBTs. O presidente do Chile, Sebastián Piñera, também prometeu dar mais direitos a casais homossexuais.

Segundo Ana Maria Bidegain, professora de estudos religiosos da Universidade Internacional da Flórida argumenta, "Evidentemente a Igreja tem perdido presença e influência a respeito de decisões políticas, o que é parte do processo de secularização. As pessoas ainda são católicas e ainda acreditam nos fundamentos ... mas não concordam mais com o que diz (a Igreja) a respeito da moralidade", afirmou.
Uma das razões citadas por ela para a perda da influência católica é a urbanização da América Latina, onde há mais espaço para as pessoas vivenciarem o catolicismo "do seu jeito." Outro fator lembrado pela estudiosa são os casos de pedofilia envolvendo padres do mundo todo.

Já para o deputado argentino Ricardo Cuccovillo, do Partido Socialista,  o clero ainda tem forte influência sobre alguns parlamentares que "não entendem que a Igreja tem um papel apenas no campo da fé, e que os deputados têm um papel a desempenhar no campo da democracia." Lembrou também o deputado, que muitas das ditaduras militares latino-americanas da década de 1970 foram fortemente vinculadas a Igreja Católica, e que a diminuição dessa influência é parte da evolução democrática. "Outros países avançam em outras áreas, e nós avançamos nos direitos dos homossexuais, e assim complementamos uns aos outros na região. Acho que nesse caso em particular a aprovação da lei terá um efeito de atração (para que outros países façam o mesmo)", disse o deputado.

É  exatamente por ser contra essa tendência que o arcebispo de Lima, Juan Luis Cipriani, pediu esta semana aos políticos peruanos que, evitem deixar as reivindicações dos homossexuais dominar a campanha para as próximas eleições. "Acho que não há necessidade de imitar a Argentina", teria dito a  imprensa local.

É evidente o tom de desespero da Igreja, não é apenas uma luta contra os direitos LGBTs, é uma luta contra sua própria decadência. Mas o que esperar de uma instituição que abriga em seu passado a Inquisição, as Cruzadas, a alienação quanto a escravidão e ao nazismo e tantos outros erros históricos cometidos, ao longo de sua história.

É triste ver uma instituição que, apesar de seu discurso libertário, sempre esteve ligada aos movimentos mais opressores.

Comentários

  1. Mas vale lembrar que um grupo de padres católicos da Argentina eram pró casamento gay.

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata, é mas eu estou falando da Igreja enquanto istituição, esses grupos que vão de encontro aos pensamentos superiores, são bem vindos é claro, mas não representam a Igreja como um todo.

    ResponderExcluir
  3. falo em nome de todas as igrejas, o cristianismo tem quase 2000 anos, contribuiu muito para muitos avanços na história, agora sofre preconceito de todos os lados porque tem que aceitar coisas contrárias a sua doutrina.se você não gosta de certa comida você pode dizer que não gosta, mas somente não come..quem não quer se impor as religiões, é só não pertencer a uma!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E por acaso é esta a postura da igreja, meu caro?

      Excluir
  4. engraçado, quando não estou a fim de uma comida simplesmente não como! existe lei que obrigue alguém a ser de alguma religião? as pessoas dizem lutar contra o preconceito e acabam sendo piores ainda, pois discriminam quem acredita em sua fé.acho que no mundo que vem por aí vai ser proíbido crer em algo.os cristãos vão ter que acabar " dentro do armário" por medo de represálias.

    ResponderExcluir
  5. Acredito que realmente a igreja está perdendo crédito, principalmente pelas barbaridades que vem ocorrendo, mas não devemos seguir igrejas e sim a Cristo e sua palavra, que no caso condena relações homossexuais, porém as pessoas nem sabem mais no que acreditam e deixam se manipular pela imprensa que nunca teve preocupação com valores morais.
    Não tem nada contra os gays, convivo na boa com eles, desde que não se passem, assim como não gosto de mulheres que se passem, não gosto de gays que se passam. Mas se há um relacionamento gay ou não e há amor, tudo bem, mas acredito na palavra de Deus e o casamento gay vai contra esse meu principio e crença, portanto eu não apoio essa decisão, mas se ocorrer a legalização, tudo bem, continuarei com o mesmo pensamento. As leis dos homens não são as de Deus, cada um segue sua vida e acredito no que quiser, só acho que se deve ter um respeito dos dois lados, tanto das pessoas heteros com o gays como dos gays com as pessoas que não aceitam o casamento gay.

    ResponderExcluir
  6. Vale lembrar também que, enquanto a igreja católica perde terreno neste e em vários outros quesitos, as igrejas evangélicas multiplicam-se como verdadeiras pragas e quase todas tem um discurso tão preconceituoso quanto ou talvez até mais.

    Sinceramente, não consigo entender esse povo. Sou heterossexual e não vejo problema algum em casais gays se casarem ou tirarem uma criança da rua e a adotarem. Afinal, que mal pode existir em deixar mais pessoas felizes com uma decisão que não me afeta em absolutamente nada? Se estivessem tentando aprovar uma lei que força todas as pessoas a formar somente casais gays, eu entenderia toda a revolta e me juntaria a eles.
    Agora, a não ser que esses que se incomodam sejam todos enrustidos, que diferença isso fará na vida deles?

    ResponderExcluir
  7. A ingreja proibe o casamento gay, mas comer os coroinhas pode!

    ResponderExcluir
  8. Por fim a hipocrisia da igreja está sendo exposta, e não é só da católica, mas de todas elas...

    Pregam uma coisa e agem completamente diferente, hipócritas!

    As pessoas tem sim o direito de ficar com quem desejam, com quem amam, independente de raça ou sexo.

    ResponderExcluir
  9. é triste ver que tem gente q apoia a causa. Teria mais orgulho de um filho assassino, traficante, estuprador porém hetero que de um filho vencedor do premio nobel da paz porém viado.

    ResponderExcluir
  10. A questão que as Igrejas estao metidas vai um pouco além de simplesmente não ser antiquado, tendo a Bíblia como livro infalível e regra de fé, e estando constado na Bíblia que homossexualismo é contra a vontade de Deus ( Rom 1, Lev 19, etc...) eles não podem ir contra seu fundamentalismo pq se aceitarem que a Bíblia está errada, toda a sua fé tb pode estar. É algo que a Igreja jamais vai poder abrir mao sem mergulhar em crise .

    ResponderExcluir
  11. Não posso acreditar que li uma coisa dessa

    bode
    é triste ver que tem gente q apoia a causa. Teria mais orgulho de um filho assassino, traficante, estuprador porém hetero que de um filho vencedor do premio nobel da paz porém viado.


    Pelo amor de deus, quanta ignorância.

    www.aqualeve.com

    ResponderExcluir
  12. Mêlanie Albuquerque, você não está em uma posição em falar de ignorância após o comentário que fez minha cara.
    A primeira parte do seu comentário me revolta, no entanto sua última frase antes do link me faz rir.

    ResponderExcluir
  13. a Igreja sempre atrasou a humanidade no que se diz respeito à ciencia, tecnologia e comportamento. O que antes era um modo de difundir as "palavras de Deus" (CLARO QUE COM ALGUMAS PEQUENAS CORREÇÕES E MENTIRAS PARA VANTAGEM PROPRIA) hj nao é nada mais do que uma empresa que esta vendo seu "controle" ir para o espaço. Lembrando tambem que as piores atrocidades cometidas pelo humanidade tiveram um fundo catolico, nao se lembram? crusadas, inquisição, nazismo, e quem nunca estudou sobre as regras medievais impostas pela Igreja.
    No meu ver ja esta mais do que na hora de pararmos de utilizar uma empresa enganosa para entrarmos em contato com Deus e pensarmos por nos mesmos.

    ResponderExcluir
  14. Não vejo como derrota da igreja Católica , Ela tem os seus principios e deve segui-los . A Evolução dos acontecimentos vai adaptando a sociedade num todo, onde Católicos ou não tem o direito de suas escolhas. -E´pena que voce ainda viva num resentimento , falando de INQUISIÇAO E CRUZADAS , isto são acontecimentos de epócas , como agora é estes acontecimentos.

    ResponderExcluir
  15. acho que o amigo ali nao entendeu que a menina ali simplismente fez uma copia do comentario do bode.

    ResponderExcluir
  16. Devemos lembrar que a igreja catolica teve centenas de anos para errar, enquanto as noas religiões e seitas tem pouco tempo mas mesmo assim muitos erros, (como podemos esquecer dos pastores que tiram tudo dos fieis) mas tambem não podemos esquecer que varios problemas da igreja catolica, que se devem em parte a interpretação erronea de algumas partes da biblia e tambem as politicas que afetavam os varios periodos dahistoria.

    ResponderExcluir
  17. Eu concordo com o casamento gay sim!!! Na Constituição não diz que todas os cidadãos são iguais perante a lei?! E outra Deus n~]ao criou o homem sua imagem e semelhança?! Pois bem...

    ResponderExcluir
  18. E vocês acham que aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo faz algum país mais avançado que os demais? Meu povo, isso não é nada diante de coisas mais importantes, consciência política é o que falta a América Latina, para deixar de ser capaxo de países desenvolvidos. Acordem para questões voltadas para o bem da sociedade e não para "picuinhas" que só servem para desviar a atenção de assuntos mais relevantes...

    ResponderExcluir
  19. bode disse...

    é triste ver que tem gente q apoia a causa. Teria mais orgulho de um filho assassino, traficante, estuprador porém hetero que de um filho vencedor do premio nobel da paz porém viado.


    repita isso quando um filho seu for assassinado, ou ele vender seus bens para comprar drogas...ou pior, se uma filha ou irmã sua for estuprada...pimenta nos olhos é refresco!
    uma pessoa é inteligente, o povo em si é burro!
    ignorância extrema eu em...

    ResponderExcluir
  20. Em outros comentários estavam falando sobre " tal comida, não gosto e não sou forçado a comer", correto,mas tem que levar em consideração também: "tal comida, não gosto e não sou forçado a comer, logo não posso forçar ninguém a não gostar também", entenderam?
    Se você acha errado o casamento homossexual, o problema é seu, e por seu pensamento ignorante, não podes forçar alguém a não poder se casar ,enquanto você tem esse direito.
    E enquanto ao comentário do "bode", com pessoas desse modo que o mundo não evolui, revoltante.

    ResponderExcluir
  21. Mêlanie Albuquerque

    Voce que devia ter sido queimada no passado nao as pessoas inocentes.

    ResponderExcluir
  22. Mêlanie Albuquerque descupa o meu comentario foi para o bode.

    Agora sabemos o tanto q esses religiosos sao safados.

    ResponderExcluir
  23. Tenso hein "bode"!! Temo pelo futuro dos meus filhos so do fato de encontrar um de vcs na rua. Ignorante, preconceituoso, enrrustido, mal amado e mal informado.

    Falando do post acho extremamente positiva essa onda de derrotas da "hipocrisia". Neste assunto em especial falando da "hipocrisia religiosa".
    Me admira uma instituição de 2.000 anos ainda não ter aprendido a amar ao prox independente de classe, opção sexual, raça. Sendo que são eles mesmos q pregam isso desde a sua criação.
    E ainda achar q, vivendo no mundinho "ruim" deles tem qualquer capacidade para aprender com as novas gerações a respeito de amor, igualdade e democracia. Até pq não vejo votação dos bilhões de fiéis para escolher o papa. Como poderiam saber a respito de democracia.
    Não generalizo pois conheço mtos padres e bispos dignos de palmas e todo o meu respeito e admiração. Mas o real poder está nas mão erradas.

    Abraços.

    Meu nome é Sidiney caso alg me chute como ateu e bla bla bla...!^^

    ResponderExcluir
  24. o maior problema da igreja, nao só catolica como tambem as evangelicas, é querer se intrometer nas leis da sociedade, como se todos nós tivessemos que seguir tais principios em que nao acreditamos. a igreja tenta e muito impor os seus valores aos outros, este é o grande problema.

    ResponderExcluir
  25. Igreja Católica, libertária? Onde?

    Além de apoiar o nazismo, o massacre a outras culturas no passado (lembrem-se que até os tão fanáticos muçulmanos permitiam que outras crenças fossem cultuadas em suas regiões ocupadas, diferentemente do catolicismo), das Cruzadas e do Alto Clero apoiando as ditaduras, o atual Papa condenou a Teologia da Libertação, único grande movimento social católico latinoamericano. Dizer que a Igreja não é política é burrice.
    Dizer que a Igreja ajudou a evolução é uma burrice maior ainda; imaginem em que nível de evolução estaríamos na astronomia, música, ciência, medicina, política e outra áreas se essa instituição não considerasse heresia qualquer coisa que se impõe aos grupos dominantes.

    A verdade da Igreja é a seguinte: sempre apoiou os grupos socias que comandam o mundo, nunca foi "para o povo". E sempre se manteve com uma postura 100 anos atrasada. Sempre.

    ResponderExcluir
  26. assim como sou cristã tenho amigos gays e os amo , só quero deles o mesmo amor de volta .
    sem essa de preconceito , pois preconceito é julgamento , e quem tem que julgar não sou eu , nem o pastor muito menos a igreja .
    Não adianta nada debater um pecado cometendo outro!

    Agora em relação a fraqueza da igreja , que caia todas as aquelas que se escondem por debaixo do véu e na verdade são mais podres que os impios !

    Cristo deixou a igreja para ser santa e não pervertida .

    abraço Pri

    ResponderExcluir
  27. Sou ateu , e me alegra muito a igreja perder força, acho que o cristianismo e o Islam, so atrasarao e atrasao o mundo!

    ResponderExcluir
  28. "Anônimo disse...
    Acredito que realmente a igreja está perdendo crédito, principalmente pelas barbaridades que vem ocorrendo, mas não devemos seguir igrejas e sim a Cristo e sua palavra, que no caso condena relações homossexuais..."

    Desculpe-me a minha ignorancia, mas qual é o trecho da Biblia que condena as relações homossexuais? Sinceramente, até hoje não encontrei sequer algo que proiba sexo antes do casamento...

    ResponderExcluir
  29. bode disse...
    "é triste ver que tem gente q apoia a causa. Teria mais orgulho de um filho assassino, traficante, estuprador porém hetero que de um filho vencedor do premio nobel da paz porém viado."

    Esse ai só pode ser reprimido...heheheh

    ResponderExcluir
  30. 'posso nao concordare com nenhuma das palavras que voce disser, mas morrerei defendendo seu difreito de dize-las' - voltaire.
    a igreja catolica, assim como todas as religioes cristãs, sao intitiuçoes muito antigas, e que sempre seguiram uma mesma doutrina, a biblia. se eles acreditam nisso, eles podem falar e pensar o que quiserem, do mesmo jeito que os homossexuais podem amar a quem quiserem. todos tem dieito a liberdade de expressao.
    na sociedade atual existe um grande erro de interpretaçao quanto a homofobia. vc nao concordar com a homossexualidade, e dizer que nao concorda, nao é homofobia, é a sua opiniao. vc tratar mal um homossexual, isso sim é homofobia. tambem tem que ser dito, que do mesmo jeito que existem pessoas que praticam a homofobia, tambem tem homossexuais que querem ser aceitos de qualquer jeito. para esse homossexuais, so fica a mensagem: 'se nem jesus cristo agradou a todos, foi aceito por todos, por que os homossexuais tem que ser'? fikdik

    ResponderExcluir
  31. concordo com a uniao desde q seja para adocao..nao por senvergonhice

    ResponderExcluir
  32. Religião é a raiz de todo o mal da humanidade.

    Primeiro vem a religião, como uma doença, depois a ganância.

    ResponderExcluir
  33. Claramente a Igreja é uma invenção do homem, a bíblia mais parece um livro de contos dos irmãos Grimm do que algo pra ser levado a sério... Mas eu deixo isso pra outro tópico, o que me enfurece de verdade é que além de parecer um conto, ainda tem gente que interpreta a bíblia errôneamente, baseando seus preconceitos em um livro que nem provas de verossimilhança tem.
    Os católicos (principalmente) sempre dizem que o homessexualismo é algo do Diabo, mas matar em nome de Deus, estrupar crianças nos confins da Igreja, exigir dinheiro dos fiéis pra mandar malotes e mais malotes pro Vaticano isso tudo deve ser de Deus né?...
    Francamente, e ainda.. O Estado é laico, não deveria nem dar ouvido a religião nenhuma!
    E principalmente a católica, que claramente foi uma das grandes causadoras da Era das Trevas na Idade Média, onde ninguém podia estudar nada, ninguém podia dizer nada, ou seja, um atraso pra humanidade toda em geral.
    E ainda sim, tem quem defenda isso... eu só posso rir mesmo, e digo rindo... EU SOU GAY SIM E SOU FILHA DE DEUS! (e não da Igreja, essa invenção humana)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão aceitos!