"Orgulho se ser hétero", ou o medo de perder privilégios?

Por: Julio Marinho

Esta semana um amigo virtual (Alex Mendes) escreveu em seu perfil no Facebook que havia deletado alguns "amigos", porque eles curtiam uma página nesta rede social chamada "Orgulho de ser hétero". Por pura curiosidade fui verificar se também eu tinha algum "amigo" que curtia essa página, para minha desagradável surpresa, sim, eu tinha, e eram quatro os tais "amigos", não tive escolha, removi e bloqueei os indesejáveis curtidores da página de caráter homofóbico. Não demorou muito para que outro amigo, Ricardo Rocha Aguieiras, movido pela mesma curiosidade, fizesse checagem semelhante e constatasse que sua lista era ainda maior, no caso dele eram dezesseis curtidores do preconceito.

Aqueles que curtem ou apoiam tal movimento, têm sempre na ponta da língua o mesmo argumento raso e falacioso: "Se existem o Orgulho Gay, por que não pode ter o orgulho hétero?". Por toda carga de preconceito e perseguição, eu acho que deveriam ter vergonha, mas enfim.

Sim, pode parecer muito justo e correto, mas não é. Chega a ser cinismo. O "orgulho" nesse caso, só faz sentido em função do "Dia do Orgulho LGBT". Já o "orgulho hétero" não passa de demarcação e reação à data que promove o enfrentamento ao preconceito. É mera contraposição. Colocar no mesmo balaio aqueles que são alvo de opressão história e os que não são – e de boa parte dos quais parte o próprio preconceito – é a forma mais eficaz e socialmente justificada de perpetuar a discriminação. Não há verdadeiramente uma reivindicação em aberrações como o "orgulho de ser hétero". Há sim, uma defesa petulante e estreita de privilégios. 

Para os "orgulhosos" heterossexuais, a nós, os LGBT's, já foram concedidos direitos demais, mais inclusive do que eles próprios têm. Seria cômico, se não fosse terrivelmente trágico, afinal de contas, não chegamos nem perto de termos direitos iguais. Temos inclusive alguns LGBT's que nem se deram conta ainda de que é necessário lutar pelos mesmos direitos que os da elite privilegiada da sociedade - na maioria homens brancos e heterossexuais tão acostumados com seus privilégios, que morrem de medo de perdê-los. Membros dessas organizações parecem não compreender o que significa, de fato, a igualdade. Se a gente quer realmente viver em uma sociedade mais justa, as estruturas sociais devem evoluir, os direitos devem ser distribuídos de forma homogênea e as diferenças devem ser respeitadas. 

Onde a desigualdade tem sido a norma, as tentativas de restabelecer o equilíbrio são muitas vezes vistas como a concessão de "direitos especiais", ou de que o governo dá mais atenção para as minorias. No entanto, se olharmos honestamente para o quadro, a ideia de que os LGBT's têm mais direitos é simplesmente cínica, leviana e ridícula. 

O que essas pessoas precisam urgentemente entender é que, o "Orgulho LGBT" visa promover a aceitação, tolerância e igualdade para Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais. Que nós temos sim, o Orgulho de enfrentarmos diariamente uma carga pesadíssima de preconceito, intolerância, agressões físicas e/ou verbais e negação de nossos direitos civis. E, o mais importante, o nosso orgulho é necessário como um contraponto à vergonha que sempre nos foi imposta.  


Comentários

  1. Para mim deveriam ter vergonha.

    ResponderExcluir
  2. Sr. Anônimo, eu não entendi seu comentário. Quem deveria ter vergonha?
    Bom, o mais triste foi ver um monte de mulheres, gays e até participantes de Igrejas Inclusivas curtindo tal página. Página essa que já pregou, inclusive, violência contra gays na Parada, o que é crime!
    Ricardo Aguieiras
    aguieiras2002@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Texto excelente e lúcido, como sempre.

    ResponderExcluir
  4. Engraçado. Eu resolvi ver se alguns dos meus amigos curtia essa página e não fiquei surpresa de ver que sim, quatro dos meus "amigos" do FB curtiam a página, só que entre eles, uma menina que eu já vi pegando menina. Não sei se ela é bi ou se tava experimentando ou sei lá, mas puta hipocrisia! Quer dizer que é "eu posso experimentar, eu posso pegar mulher, mas na hora de posar de boa moça eu arrumo um homem e eu quero mais é que os gays e as lésbicas se fodam"? PQP!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o texto, mas acho que não deveriam deletar amigos apenas por paginas que curtam (eu curto varias paginas que discordo, justamente pra ficar de olho, como o "verdade gospel" e o "direita politica").

    PS: agora, se a criatura compartilha coisas dessas páginas, bem... ai deleta sem dó!

    abraços

    ResponderExcluir
  6. Esta página além de homofóbica é extremamente machista, muito nojenta. E o pior é que tem um monte de mulher curtindo aquela porcaria.

    ResponderExcluir
  7. típico mimimi de "homovítimas" q expõem sua idéia tão parcial quanto a deles num total "achismo "tisc tisc tisc

    ResponderExcluir
  8. Nao sei sr excluir/bloquear amigoa eh uma boa estratégia. A influência de quem tem a mente aberta eh sempre positiva para os preconceituosos, mesmo q seja a longo prazo e que eles não admitam

    Larissa Domingos

    ResponderExcluir
  9. Acho que ce não devia excluir essas pessoas não! Acredito que textos como este e reflexões acerca de coisas tão fixadas como o preconceito, deveriam chegar principalmente a essas pessoas! E o facebook acaba sendo um meio rápido e prático de espalhar isto!;D

    ResponderExcluir
  10. Tenho atuado junto a diversos grupos sociais e me dedico afinco em prol da liberdade e igualdade de gênero. Não deletei amigos que curtiram a pagina citada, como também a curti.

    Se nos dispomos a lutar por uma sociedade justa, lutar contra as opressões de gênero, e contra o machismo (este filho querido do patriarcado). Temos, que minimamente saber contra o que estamos lutando e sobre como este pensamento é propagado.

    Acho um idiotice excluir alguem por apenas ter curtido uma página. Necessário é saber contra o que lutamos. Digo novamente, curti e acompanho não apenas a citada page, mas muitas outras, desde pró-vidas, nazis, extrema direita, extrema esquerda.

    Acompanhar não significa concordar. Mas se não acompanhar, me diga, por favor, como analisar contra o que combatemos?

    João Santos

    ResponderExcluir
  11. Eu realmente não veria nenhum problema em existir esse tal de"orgulho de ser hetero", porém, essa página é machista, homofobica e etc, logo, é realmente desnecessária. Em certos aspectos, concordo com você.

    ResponderExcluir
  12. Se eu fosse remover os "amigos" que curtem esse "Orgulho hétero", teria que desfazer mais de 40 amigos!!! Hahahaha. É realmente trágico. Certa vez entrei na página por curiosidade e fiquei chocada. Misoginia e homofobia imperam. Eles pregam o ódio, a coisificação da mulher, a violência contra gays. Passei muita raiva.

    ResponderExcluir
  13. Fui olhar a página, para verificar se eu tinha algum amigo curtindo, realmente achei que não, pois pensei que não tivesse amigos preconceituosos, mas, infelizmente, vi que haviam cinco amigos curtindo a página, incluindo duas mulheres que sempre considerei super intelectuais. Senti vergonha deles, e também os excluí, pois não quero nenhum preconceituoso machista/homofóbico na minha lista de amigos.

    ResponderExcluir
  14. Eu realmente não vejo problema nenhum na ideia de Orgulho Hetero, acho que todos temos o direito de sairmos as ruas e propagarmos o que pensamos, desde que nao seja de maneira ofensiva, como é o caso dessa página do FB. Tambem acho um exagero exluir ou bloquear os amigos que curtem, precisamos conhecer e entender o que se passa na cabeca das pessoas carregadas de preconceitos para sabermos lidar com elas... e sim, o ORGULHO HETERO É UMA BOA IDEIA, ASSIM COMO O ORGULHO GAY. Voces falam em imparcialidade em liberdade de expressão, mas só em ouvirem falar em quaisquer movimento hetero automaticamente vão pra defensiva, coloquem uma coisa na cabeça; nem todo mundo que aprova a ideia do orgulho hetero é contra os gays... o que estou percebendo é uma inversão dos lados, por muito tempo os gays foram vitimas de uma sociedade opressora e homofobica, e hj em dia, se digo que sou hetero, os meus amigos gays chegam e me dizem que não curti nada da vida, preciso me descobrir... acho que tudo mudou de lado, e o preconceito que outrora era voltado para os gays, agora esta se voltando para os hetero...

    ResponderExcluir
  15. "e o preconceito que outrora era voltado para os gays, agora esta se voltando para os hetero...", anônimo, sua tentativa desonesta e desesperada de justificar sua homofobia chega a ser comovente.

    ResponderExcluir
  16. Não entendi direito a parte dos "privilégios". Você por favor, poderia explicar? Fiquei meio confusa.

    ResponderExcluir
  17. Eu acho que deletar a pessoa, pode não ser uma boa. Vai que, lendo o que você compartilha, ela comece a se tornar mais tolerante? Eu sou homem, hétero, branco, de classe média e católico. Tinha tudo pra me tornar mais um machistinha reaça de merda. Maaaas... comecei a ler alguns conteúdos que conhecidos mente-aberta compartilham e hoje continuo sendo o mesmo homem hétero, branco, de classe média e católico, mas com ideias muito mais tolerantes em relação a qualquer minoria.

    ResponderExcluir
  18. Antes mesmo de ler essa matéria eu tinha tido essa mesma ideia. Já dei uma boa olhada no conteúdo dessa página a muito tempo atrás e fiquei surpresa pelas coisas deles lá, bem nunca mais quis olhar a página. Umas semanas atrás por algum motivo fiquei curiosa em saber quem curtia ela do meu face e tenho 20 amigos que curtem e entre eles amigos meu mesmo e família. Hahahaha lógico que não irei excluir eles, mas é realmente uma situação chata.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão aceitos!