Vanessa Selbst: Primeira mulher e lésbica a vencer no poker

A masculinidade sempre foi vista como principal alicerce de muitos esportes, como o futebol. Mas, felizmente, mulheres e gays têm conquistado grande espaço nesse território cheio de preconceitos, apesar de todas as dificuldades. O interessante é que muitos esportes da era da informação passam por essa mesma situação.

Enquanto a era industrial se destacava pela força, a nova era tem como pedra angular a criatividade e o pensamento. Em gêneros, a primeira seria o masculino e a segunda o feminino. Mesmo assim, o esporte mais praticado no mundo atualmente, na era da informação, é cercado por machismo e preconceito: o poker.

Uma mulher tem se destacado em meio a esse movimento para quebrar mais um paradigma. Vanessa Selbst é considerada uma das principais revelações do poker mundial e foi um dos grandes destaques da última década. Além de ser mulher, ela rompe as barreiras por ser lésbica.

Vanessa talvez seja a primeira pessoa homossexual a ganhar o World Series Of Poker, principal torneio do mundo. Ela participou e se destacou das principais competições na América. Em 2011, Vanessa Selbst conseguiu algo inédito. Ela foi a primeira pessoa a ganhar duas vezes consecutivas o North America Poker Tour.

A jogadora conquistou milhões durante sua trajetória, nas mesas e jogando pelo computador. Hoje, Vanessa está entre as melhores do mundo, e é possível encontra-lá sob o nick V. Selbst no site da Poker Stars, site pela qual é patrocinada e onde ganhou grande parte de sua fortuna. 

O mais curioso de tudo é que o poker é um esporte com todas as características da era feminina: a inteligência, criatividade, raciocínio, valores e muitas outras, mas continua sendo um esporte dominado pelos homens. Muitos defensores do “Orgulho Hétero” usam o poker como símbolo de masculinidade.

A era da informação não é definida como o lado feminino por preconceito. Ela é chamada assim porque coincidiu com a entrada das mulheres no mercado do trabalho. Isso quebrou muitas barreiras para o feminismo e para os gays, trazendo novos conceitos ao mercado. Ela representa um avanço social.

Vanessa Selbst é mais uma dessas quebras de barreira. Ela ganhou um espaço muito grande em meio ao preconceito e se consagrou no ranking dos melhores jogadores de poker do mundo. Cabe a nós seguir seu exemplo e conquistar o nosso espaço onde quisermos!

Comentários