Uma denúncia de suposto conteúdo homofóbico em apostila escolar foi feita nesta quarta-feira (6) ao Ministério Público do Ceará (MP-CE) pela Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT). A entidade recebeu a acusação de uma pessoa identificada como estudante do 3º ano do ensino médio do colégio Farias Brito.
Além do procurador de Justiça do MP-CE, José Valdo Silva, a denúncia foi feita ao Ministério da Educação. Segundo informações do presidente da ABGLT, Toni Reis, no dia 14 de fevereiro, durante aula de Física sobre prótons e elétrons, o aluno da escola teria observado na apostila que as figuras utilizadas para ilustrar "repulsão" e "atração" seriam de cunho homofóbico.
Nas ilustrações, a repulsão (representada por setas em sentidos contrários e sinais negativos) se dá entre dois meninos e entre duas meninas, enquanto a atração é apenas entre um menino e uma menina.
"Isso retrata, sim, um tipo de homofobia, um tipo de violência que os sujeitos LGBT sofrem dentro da escola", afirma Deidiane Souza, diretora para o Nordeste da ABGLT. A identidade do estudante não foi revelada pela associação. Para Deidiane, a denúncia do estudante teve muito importância. "Esse material não é correto. O hábito de denunciar é de extrema importância ainda mais quando se trata de um lugar de conhecimento".
O diretor-superintendente da instituição, Tales de Sá Cavalcante, afirma que o colégio está investigando o caso. Segundo o diretor, a apostila é utilizada no colégio desde 2006, e os estudantes nunca se manifestaram contra as ilustrações. "Em nenhum momento, o professor que fez (o material didático) tomou uma atitude de homofobia". "O professor que fez a ilustração utilizou duas crianças ingênuas para facilitar a compreensão".
O diretor defende também que a instituição é pluralista e democrática, com alunos, professores e funcionários homossexuais. "Tudo indica que este aluno não exista e que seja intriga de colégios concorrentes".
Comentários
Postar um comentário
Comentários ofensivos não serão aceitos!