Desabafo em tom menor


Por: Julio Marinho

Hoje eu acordei mais cansado do que nunca, um desânimo profundo ao perceber que, nada do que se faz é suficientemente bom para um bando de gente que gasta seu tempo e energia patrulhando a vida alheia. Já perdi a conta das inúmeras vezes em que, o que fiz e faço é classificado como - "bobagens meu filho, bobagens" - algo sem valor, sem importância. 

Sim, também há o estímulo e os elogios que fazem a gente seguir em frente, mesmo quando achamos que é mesmo uma perda de tempo. Mas confesso que há dias, como hoje, onde as pedradas doem mais, não sei, talvez os escudos não sejam tão fortes quanto imaginamos, sei lá, pode ser. Confesso que a arrogância, de quem se julga mais e melhor, me machuca mais do que deveria, e hoje, não sei por que, mais ainda.

Eu nunca disse que era ativista, ou militante LGBT, nunca. O título, ou rótulo - chamem como quiser -, me foi dado por outros, talvez por minhas posições e palavras, mas a verdade é que tomei sempre como um elogio. Hoje vejo que é um fardo, uma responsabilidade que está muito acima das minhas pretensões e possibilidades. É verdade, eu nunca participei de encontros, reuniões, passeatas, protestos... Tenho minhas razões e motivos que não cabem aqui serem expostos, quem me conhece bem sabe do que falo. Não, não é por preguiça, alienação ou falta de coragem, como pensam alguns, meus motivos são reais, embora minha luta - se é que posso chamar assim - seja, apenas, virtual. Nesse ponto já posso imaginar que a maioria estará me acusado de "mimimi", coitadismo, vitimismo etc. 

Talvez essas pessoas estejam certas. Talvez eu esteja mesmo perdendo meu tempo e me metendo em assuntos que não me cabem. Talvez eu não devesse mesmo ser prepotente ao ponto de me julgar no direito de estar ao lado que gente tão bem preparada, gente que fez faculdade, estudou tanto e cita Foucault ou Rousseau a cada parágrafo. Gente que participa de vários, senão todos, os protestos e posta as fotos no Instagram com seus tablets e smartfones de última geração. Gente que conhece profundamente os viveres do povo cubano e palestino, anti-imperialistas com blogs super bem transados, com citações de Nietzsche e fotos de "Che" Guevera. Gente que usa tênis da Nike, toma Coca-Cola e faz lanches no McDonald's, talvez... sei lá... por "protesto"?

Talvez seja mesmo muita empáfia minha, logo eu que não uso nada da Nike, que tomo Coca-Cola muito de vez em quando e não faço lanches no McDonald's. Não, não é " por protesto", é que não tenho grana mesmo (risos, pálidos). E também não sei construir frases de efeitos nem faço citações profundas (tenho preguiça de procurar no Google). Aí irão me perguntar: Então porque você fica posando de militante e escrevendo bobagens em seu blog? A única resposta honesta é: Não há mais nada que eu possa fazer, essa é a única distração que ainda tenho e sem isso talvez eu enlouqueça, sei lá. Sim, eu poderia ocupar meu tempo com outras coisas, é verdade. E talvez eu faça isso mesmo. O problema é que agora as opções ainda me são tão desanimadoras, mas enfim. 

Mas vocês, os ativistas "de verdade", não precisam se preocupar tanto com os peseudo-ativistas, ou "ativistas de sofá", como vocês gostam tanto de falar, esses não são nada diante da magnitude de vossas presenças. Aliás, eu nem sei por que vocês perdem tanto tempo escrevendo textos e mais textos achincalhando os tão desimportantes "militantes de sofá". Poderiam estar agora mesmo enfrentando a polícia na desocupação do antigo Museu do Índio no Maracanã, só para citar um exemplo.

Eu vou continuar aqui, no meu "sofá", torcendo para que vocês construam um mundo melhor, um mundo que, é bem provável, eu nem chegue a ver. Mas fico imensamente feliz em saber que o futuro será, infinitamente, melhor por conta de vossas lutas. Parabéns e muito obrigado por serem tão gentis ao ponto de lutar por nós, os "ativistas de sofá" ou "revoltados do Facebook e Twitter", li isso num texto hoje - li num desses blog de gente que faz a diferença, ou pelo menos pensa que faz, sei lá.

Obs.: O texto é um desabafo, com doses cavalares de sarcasmo e ironia, se é que não ficou claro, grato.

Comentários

  1. RICARDO AGUIEIRAS22/03/2013, 18:24

    Bom, mesmo sendo um "fardo" ou não, eu te considero um dos maiores militantes brasileiros, aquele que realmente acredita no que fala e faz, que é honesto, que não tem interesses outros, que não é partidarista, que defende a transparência, um militante das antigas, grandioso como um João Silvério Trevisan, ou um Mott ou Retamero, apenas com menos tempo de luta. Mas o que é o tempo, o que importa é estarmos juntos. Já falei, repito e quando falo muita gente concorda: este espaço, o NOSSOS TONS, é O MELHOR ESPAÇO VIRTUAL LGBT EP EPLOS DIREITOS HUMANOS que conheço! Não acha? Qual outro, então, me mostre, feito com tanta dignidade? desconheço mesmo... há outros portais, mas já trabalhei e escrevi em muitos e percebia, infelizmente, esses "interesses outros"... Aqui é o único espaço onde me sinto bem em escrever, onde vejo cuidado e carinho com o que é publicado e muito respeito.
    Infelizmente, como em tudo, o problema é grana. Tivesse dinheiro, a fama do Nossos Tons já teria atravessado muitas fronteiras, tudo que foi publicado aqui daria um belo e amplo livro para se debruçarem os que virão no futuro, etc. etc.etc.
    Militar não é e nunca foi um mar de rosas, provavelmente por que envolve paixão e todas as emoções humanas, inclusive a inveja e os partidaristas oportunistas. E olha, seus covardes que chamam outros de "militantes de sofá" ou etc., : vocês estão sendo infinitamente burros, por que nosso quadro atual de homofobia de de tão poucos não permite que desprezemos - em nome de nada e muito menos em nome de um intelectualismo barato! - todas as formas de ajuda. Eu uma ajuda tão brilhante, tão perfeita como a do Julio Marinho, tem que ser muito cretino para não reconhecer... acordem , o tempo escasseia...
    RICARDO ROCHA AGUIEIRAS
    aguieiras2002@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Querido Ricardo, vc mais uma vez me dando força e carinho. Mas não se preocupe, já desabafei e estou bem, precisava dizer alguma coisa a respeito, estava engasgado. Mais uma vez muito obrigado por tudo, um bj do tamanho do seu coração, querido.

    ResponderExcluir
  3. Julio,

    nós ouvimos tantas coisas, é tanta agressividade gratuita - ou não - que o jeito é fazermos que não ouvimos, não vemos, não lemos e seguir nos apoiando uns aos outros, nós que lutamos como sabemos e como podemos.

    E sua militância não é uma "responsabilidade que está muito acima das [suas] pretensões e possibilidades", querido parceiro de luta, pois qualquer pessoa minimamente atenta percebe o quanto o Nossos Tons é importante, Julio, e de tantas formas.

    Esteja firme, esteja atento, receba apenas o carinho dos que importam, e siga em frente.

    Beijos e continuamos na luta!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Ivone, o carinho de vcs é muito importante, ainda mais quando nos sentimos meio que fragilizados. Na verdade eu não sou muito de dar bola para esse tipo de ranço que cansamos de ver por ai, mas tem dias que acordamos mais frágeis, sei lá. Enfim, o que importa mesmo é o cario e apoio de tanta gente importante e cara. Mais uma vez, obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Julio, concordo com o Ricardo e com a Ivone, não sou bom de escrever, mas também quero lhe passar meu carinho e dizer que, além do que eles já escreveram (muito bem colocado por sinal), gosto demais do teu blog e das suas colocações, não dê bola para quem quer te pôr pra baixo e sim só para quem realmente gosta e respeita o seu trabalho.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão aceitos!