França: Loja limita oferta do Dia dos Namorados apenas para casais heterossexuais


O proprietário de uma franquia da Subway na cidade francesa de Angers recebeu fortes críticas após se recusar a oferecer uma oferta especial do Dia dos Namorados para casais gays. Referindo-se a atual legislação francesa, que pretende legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas que ainda não se tornou lei, o proprietário defendeu sua decisão de não oferecer a oferta para casais homossexuais.

Sobre o episódio o dono da loja disse que não houve discriminação, "a lei do casamento para todos tem avançado, mas ainda precisa ser ratificada pelo Senado. Até então, eu vou usar a minha liberdade de expressão".

Folhetos contendo detalhes da oferta deixavam bem claro que se referia especificamente aos casais heterossexuais.

Jornal francês, Liberation, informou que escritórios corporativos da Subway intervieram após fotos da oferta serem amplamente divulgadas em redes sociais, e a loja da franquia Subway foi fechada na sexta-feira. A Subway francesa também pediu desculpas pelo incidente, e observou que a gestão de cada loja e feita de forma independente, como toda franquia.

Outro restaurante Subway na área também sentiu os efeitos da ação o proprietário da franquia, que recebeu muitos comentários negativos. Ele foi forçado a fechar a sua página no Facebook, e emitiu um comunicado para a imprensa registrando que não tinha associação com a loja localizada no metrô, onde a oferta era exclusiva para os casais heterossexuais.

A empresa também comentou na sua página do Facebook, na manhã de sábado, após uma enxurrada de comentários negativos. "A marca SUBWAY está fortemente comprometida em manter os valores da diversidade e inclusão em seus restaurantes ao redor do mundo e não endossa qualquer discriminação de qualquer tipo. Pedimos desculpas a todas as pessoas que se sentiram ofendidas pela iniciativa individual de promoção para Dia dos Namorados de um restaurante em Angers, França."

Pesquisas mostram que a maioria dos eleitores franceses aprova a igualdade no casamento.

Comentários