Jogador de futebol sai do armário e se aposenta aos 25 anos


O jogador de 25 anos, Robbie Rogers, tornou-se um dos poucos jogadores de futebol profissionais a declarar sua homossexualidade. Robbie resolveu sair do armário em um comunicado em seu site pessoal e se aposentar depois de uma carreira de sete anos como profissional. 

O atacante rescindiu com o Leeds United há precisamente um mês, depois de um empréstimo ao Stevenage. No início da semana Rogers revelou, via Twitter, que estava colaborando com uma revista, e confirmou o adeus ao futebol profissional.

Rogers chegou à Europa com apenas 19 anos, após deixar a faculdade para jogar no clube holandês Heerenveen. Um ano depois regressou ao seu país para representar os Columbus Crew, e voltou ao "velho continente" há um ano, contratado pelo Leeds.

Rogers nasceu no sul da Califórnia, frequentou a Universidade de Maryland, e representou os EUA na Olimpíada de Pequim, em 2008. Ele chegou a se destacar como um promissor meia atacante. E ganhou uma "MLS" (Major League Soccer) em 2008.

Antes de ter participado de 128 jogos com a camisa do "Columbus Crew", chegando a marcar 17 gols, entre jogos oficiais e amistosos, Rogers atuou por dois clubes: Orange County Blue Star (USA) em 2005 e no SC Heerenveen (HOL) em 2006 e 2007.

"Durante 25 anos tive medo que os julgamentos e a rejeição me afastassem dos meus sonhos e ambições. Medo que as pessoas amadas se afastassem se soubessem o meu segredo. A vida só é completa quando as pessoas amadas nos conhecem, quando sabem os teus verdadeiros sentimentos, quando te conhecem a ti e a quem amas. A vida é simples quando o segredo desaparece. Foi-se a dor no estômago, a dor que evitava questões, de esconder um segredo tão profundo. Os segredos podem causar muitos danos internos. Tentem explicar às pessoas amadas, ao fim de 25 anos, que são homossexuais.", escreveu Roger em seu site.

"O futebol foi sempre a minha escapatória, o meu propósito, a minha identidade. O futebol escondeu o meu secreto, deu-me mais alegria do que eu imaginaria. Estarei sempre agradecido pela minha carreira.", acrescentou.

"As coisas nunca são o que parecem. Toda a minha vida eu me senti diferente, diferente dos meus colegas, mesmo diferente da minha família", Rogers declarou. Ele então passou a detalhar o "danos internos" causado pelo peso de carregar um segredo, e do conflito que sentia tentando entrar em acordo com a sua própria identidade e seu relacionamento com sua família e com Deus.

"Meu segredo se foi, eu sou um homem livre, eu posso seguir em frente e viver minha vida como meu criador pretendia."

É triste saber que o jogador esteja se afastando ainda tão jovem. Seria bom para o mundo do esporte, que certamente poderia usar um atleta de destaque abertamente gay para tentar minimizar os estigmas. Mas esta é, obviamente, a decisão do jogar e temos de respeitá-la, afinal de contas, cada um sabe a dor que passa. E parabéns ao Rogers por decidir sair do armário. 

Comentários