Inglaterra: Senhora de 65 anos envia carta para arcebispo da Igreja Católica defendendo o casamento civil igualitário e condenando a homofobia da igreja


Catedral de Westminster
Uma ex-enfermeira de 65 anos enviou uma carta para o Arcebispo de Westminster, Dom Vincent Nichols - que recentemente anunciou o fim das Missas destinadas a proporcionar cuidado pastoral para católicos gays e seus familiares - criticando sua posição sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

A mulher, que agora trabalha com animais e vive no norte da Inglaterra, disse que é casada há 30 anos, mas que o "casamento gay" não ameaça o status de seu relacionamento. Para ela, o arcebispo e sua igreja se tornaram obcecados pelo "sexo gay", ignorando os problemas reais da sociedade, como economia, educação, saúde e o futuro dos seus filhos.

A sexagenária disse também que os chamados "príncipes da Igreja" devem abandonar "a seda, o ouro, os sapatos Gucci, os altos chapéus ridículos" em favor da uma igreja mais simples, e obter mais ajuda para as pessoas reais.

A senhora prefere permanecer no anonimato, mas pediu portal GayStarNews para compartilhar a sua carta. Abaixo um trecho:

"Eu tenho 65 anos de idade e sou casada por quase 30 anos. Gostaria muito de apreciar a sua explicação, ou qualquer um da sua hierarquia, como exatamente o meu casamento longo e feliz será ameaçado pela união de casais homossexuais. Quando encontro pessoas no meu dia-a-dia eles falam sobre a situação econômica (ruim), a falta de emprego (ruim), o futuro incerto para os seus filhos (ruim), o estado das escolas e hospitais (ruim) - nunca ninguém expressa preocupação com uma ameaça ao seu casamento pela proposta de legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Você, a igreja, afirmam que o casamento é o alicerce da sociedade e de fato é, mas vocês também parecem considerar que ele é tão frágil que, permitir que algumas pessoas homossexuais tenham o acesso ao casamento o colocará em risco para sempre. Aqui a homofobia implícita não pode ser ignorada.

Infelizmente você ainda acha que seus pronunciamentos serão aceitos sem questionamento por um rebanho crédulo e manso. Você passou tempo demais nos dizendo o quão pecadores somos, enquanto desenha véus de respeitabilidade sobre seus próprios delitos graves.

Eu às vezes me desespero com esta igreja, esta instituição. Parece-me, na minha leitura dos Evangelhos, que Jesus não teve qualquer problema com aqueles que eram considerados estranhos ou exceções. Ele parece ter feito refeições felizes compartilhadas com prostitutas, bêbados, leprosos, gentios e não duvido com homossexuais, esta tal orientação sexual existe desde o início dos tempos. A igreja parece muito mais feliz com a sua versão da ordem sobre a compaixão e amor para com as chamadas exceções. Ela tem uma história terrível de exclusão e de torturar aqueles que não pensam ou subscrevem a sua definição de 'direito'.

O mundo está diante de um desastre em todos os níveis e esta igreja, quando não fica obcecada sobre questões sexuais, gasta uma enorme quantidade de tempo em atividades sem sentido, como mudar a liturgia voltada a uma tradução correta do original em latim - uma língua não falada por Jesus, mas falada pelos opressores de seu tempo e país. Você imagina que essa obsessão com textos traduzidos precisamente vai ganhar um único adepto novo? Para mim, vocês (em particular, mas não exclusivamente) parecem ser um grupo assustado de homens preocupados com títulos, roupas e outras fontes religiosas externas. Vocês ficam apenas na promessa, com algumas bravas e admiráveis exceções, em relação ao ecumenismo e assuntos de justiça social. Eu adoraria ver os chamados 'príncipes da Igreja' (De onde é que todas esses triunfantes - totalmente anti-Evangelho - títulos e prêmios vêm?) se livrar da seda, do ouro, dos sapatos Gucci, dos altos e ridículos chapéus, báculos, suntuosas fantasias etc. etc. e as substituir por cabeças nuas e pessoais de um peregrino simples em todas as ocasiões litúrgicas, e que poderia ser visto como um pequeno sinal exterior de sua aceitação, e interior de valores evangélicos fundamentais. (...)

Eu admito que eu não sou muito versada em textos bíblicos e sei que há aqueles que podem encontrar um texto para confirmar qualquer preconceito, sem ter que recorrer a qualquer tipo de debate razoável, mas certamente, se aceitarmos um trecho de escritura (Lev 18 : 22), que declara ser a homossexualidade uma abominação, para julgar o que é certo ou errado, devemos aceitá-los todos. Seguindo esta lógica, estaríamos, portanto, proibindo o uso de roupas feitas de dois tipos diferentes de tecido (Lv 19:19), que os homens nunca deveriam ter seu cabelo cortado, especialmente em torno das têmporas (Levítico 19:27). De acordo com Lev 25:44 eu posso possuir escravos se eles forem comprados de nações vizinhas, não tenho certeza se isto se aplica a não-membros da UE! Quanto à organização do apedrejamento de transgressores - bem, um pesadelo logístico!

Arcebispo, os que compreenderam os princípios da evolução, pararam de queimar bruxas e realizar julgamentos por heresia, descontada a teoria da terra plana. Você agora poderia evoluir na questão do debate sobre a igualdade de direitos humanos para pessoas do mesmo sexo, e também em relação ao status das mulheres na igreja, a frente por alguns milênios, por favor?"

O quê dizer dessa inteligentíssima manifestação de clareza e justiça social? Só posso dizer que essa senhora mandou muito bem, muito mesmo.

Comentários

  1. Não existe Igreja católica na Inglaterra, eu creio.Não seria a Igreja Anglicana?

    ResponderExcluir
  2. Sim, existe. A catedral de Westminster é um exemplo disso. Pelo menos é o que informa a Wikipedia aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_de_Westminster

    ResponderExcluir
  3. O mundo não para de evoluir em sua criação, assim como também não para, para os que acreditam ou deixem de acreditar na sua plena e perfeita evolução. Assim,é essa senhora tão lucida que, com muita delicadeza e sabedoria se coloca e reafirma isso.
    PARABÉNS.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão aceitos!