Assembleia Nacional da França aprovou hoje a legalização do casamento igualitário e adoções para casais do mesmo sexo. O "Casamento para Todos" foi aprovado por 329 votos a favor, 229 contrários e 10 abstenções.
O projeto de lei agora vai para o Senado da França para ser analisado, a partir de 2 de abril, antes de ser sancionado pelo presidente François Hollande. A Assembleia já havia aprovado (aqui), no dia 02, a seção 1 do projeto de lei com 249 deputados favoráveis e 97 contrários a legalização do casamento homossexual.
O projeto de lei provocou um acalorado debate nacional e uma série de manifestações que levaram centenas de milhares de pessoas para as ruas de Paris. Nos últimos dez dias, parlamentares analisaram mais de 5.000 emendas propostas pelos críticos do projeto de lei, muitos como uma manobra dilatória.
Algumas propostas sugeridas comparavam o casamento entre pessoas do mesmo sexo, com a poligamia e incesto.
O projeto, "Casamento para Todos", contava originalmente com a procriação medicamente assistida para casais de lésbicas, que foi mais tarde descartada. No entanto, o item será debatido no final do ano.
Se o projeto passar pelo Senado em 02 de abril - e é muito provável que isso aconteça -, a França irá se juntar a outros 11 países incluindo Espanha, Suécia, Noruega, Holanda, Argentina e África do Sul, onde o casamento homossexual já é legal.
Comentários
Postar um comentário
Comentários ofensivos não serão aceitos!