Harvey Milk pode virar nome de aeroporto em São Francisco


O legislador e integrante do Conselho de Supervisores de São Francisco, David Campos, anunciou que pretende criar uma emenda para renomear o maior aeroporto da cidade em homenagem ao ativista dos direitos LGBT's, Harvey Milk.

A intenção de renomear o "San Francisco International Airport" para "Harvey Milk-San Francisco International Airport", requer o apoio de cinco outros membros do Conselho, a fim de ser submetida a uma votação pública em novembro. Por ano cerca de 41 milhões de passageiros passam pelo aeroporto.

Stuart Milk, sobrinho do ativista e cofundador da Fundação Harvey Milk, criada para preservar a memória do seu tio e lutar pelos direitos LGBT's, disse que se a emenda for bem-sucedida, o aeroporto passaria a ser o primeiro no mundo a ser nomeado em homenagem a uma pessoa abertamente gay.

Stuar afirmou que o aeroporto seria um símbolo importante para o país e para jovens homossexuais que poderiam olhar para qualquer aeroporto no mundo e destacar o nome de um defensor dos direitos LGBT. "Seria o maior reconhecimento para esta causa em mais alto nível. É uma representação importante que (eles) possam celebrar em qualquer lugar no mundo."

Já para David Campos: "A ideia de que milhões de pessoas possam aprender sobre Harvey Milk, e o que ele representou, é muito comovente".

"Que nenhum aeroporto no país, até então, havia sido nomeado em homenagem a uma pessoa abertamente LGBT, é algo que eu espero que seja remediado. E que lugar melhor do que San Francisco para algo assim acontecer, e qual a melhor pessoa do que Harvey Milk?"

Milk foi o primeiro homem abertamente gay a ser eleito para um cargo público na Califórnia, ganhando um posto no Conselho de Supervisores como resultado de mudanças na composição social de São Francisco, depois de três tentativas frustradas.

Tendo finalmente sido eleito em 1977, Milk só se manteve no cargo por 11 meses antes de ser assassinado por Dan White, um ex-colega que havia perdido a posição na administração da cidade.

Milk tem sido descrito como um mártir para os direitos dos homossexuais e um visionário. Em 2008 sua vida foi retratada em um filme dirigido por Gus Van Sant e estrelado por Sean Penn, como Milk, e Josh Brolin, como Dan White. O filme ganhou duas estatuetas do Oscar, uma de melhor roteiro original e outra de melhor ator.

Em agosto de 2009, o presidente Barack Obama homenageou postumamente Harvey Milk com a Medalha Presidencial da Liberdade por sua contribuição para o movimento gay, afirmando que "ele lutou contra a discriminação com coragem e convicção visionária". No mesmo ano o ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, estabeleceu 22 de maio como o "Dia de Harvey Milk".

Em 22 de maio de 2012, a Blaine Avenue, uma rua em Hillcrest, San Diego, foi renomeada como "Harvey Milk Street", para comemorar seu aniversário de 82 anos.

Comentários