México: Professora é demitida por exibir em classe filme sobre a vida de Harvey Milk

Cecília Hernández

Uma professora de ensino médio no México foi demitida após exibir para seus alunos o filme "Milk  - A Voz da Igualdade", estrelado por Sean Penn e baseado na vida de Harvey Milk, político e ativista pelos direitos dos homossexuais dos EUA.

Cecília Hernández, professora de formação cívica e ética da escola "Lomas Hill" em Cuajimalpa, exibiu o filme em 30 de novembro na tentativa de estimular nos alunos o respeito e a tolerância para com as pessoas de diferentes orientações sexuais. A iniciativa fazia parte de um plano de aula aprovado pela Secretaria de Educação Pública (SEP) para abordar temáticas de orientação sexual e discriminação em classe.

"A agenda da minha classe é ligada ao programa do Ministério da Educação, eu a cumpri cem por cento e em setembro eu a enviei para a diretora da escola para que fosse aprovada. Ela nunca disse nada, muito menos pediu uma mudança ", disse Cecília.

A professora declarou que só selecionou o filme depois de oferecer a seus alunos outras opções, recusadas pelos mesmos. "Os alunos selecionaram este filme por maioria de votos, apresentei outras duas opções, mas o escolheram quando eu falei para eles que era uma história verdadeira." Ainda assim Cecília teve o cuidado de cortar as cenas de conteúdo sexual, advertindo que eles (alunos) poderiam se sentir desconfortáveis. Entre os alunos presentes na exibição estavam um sobrinho e a filha da diretora da escola, que se mostraram contrariados com o conteúdo apresentado e referindo-se aos homossexuais como "nojentos". 

Após o ocorrido, a diretora da escola, Annette Muench, fez um comunicado à professora através de um e-mail: "Peço que se reporte diretamente a mim na sexta-feira antes da classe. Sua falta de tato e desrespeito com os alunos foi imperdoável. Considero desrespeito comigo também, já que em seu plano de aula não disse que estaria mostrando essa porcaria." Uma semana depois Cecília foi demitida.

Cecilia Hernandez decidiu comunicar o incidente ao Conselho Nacional para Prevenção da Discriminação (CONAPRED). A direção da escola alega que a demissão foi causada pela exposição de um filme não recomendado para alunos entre 13 e 15 anos. Um membro da Assembleia Consultiva da agência acredita, porém, que isso não pode ser motivo para demissão. O caso ainda está sob análise e investigação. A professora ainda prestou queixa acusando a instituição de discriminação e diz que não quer o emprego de volta.

Harvey Milk foi o primeiro político abertamente gay eleito para um cargo relevante nos EUA (Vereador da cidade de São Francisco), mas sua carreira foi interrompida após ser brutalmente assassinado em 1978.

Comentários