Ministro australiano e companheiro se casam no sul da Espanha


Ian Hunter, ministro da Inclusão Social do Estado do Sul da Austrália, casou-se às 16:00h da quarta-feira (19) com o seu companheiro, Leith Semmens, com quem mantém uma relação de mais de 20 anos. 

A cerimônia foi realizada no Pavilhão das Artes de Jun, município próximo à capital de Granada, no Sul da Espanha, dois meses depois da Austrália ter recusado uma proposta de promulgação do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Segundo Ian, o ato também foi uma forma de defesa ao reconhecimento do casamento igualitário em seu país.

A cerimônia foi presidida pelo prefeito local, José Antonio Rodríguez Salas, do Partido Socialista Operário espanhol (PSOE). Salas é um dos políticos espanhóis com mais seguidores no Twitter.

O casamento, que contou com a presença de parentes e amigos dos noivos, e que foi transmitido via Twittcam, era para ser realizado em janeiro de 2013, mas Ian e Leith decidiram antecipar a cerimônia depois que o Parlamento australiano rejeitou a proposta.

Sobre a aprovação do casamento igualitário em seu país Ian declarou: "Sem dúvida que é inevitável, mas talvez só venha a acontecer daqui a uns seis ou sete anos, e eu e o meu parceiro não estávamos dispostos a esperar tanto tempo".

O casal havia previsto se casar nos Estados Unidos, mas diante de alguns problemas burocráticos, optou pela Espanha, onde o casamento entre pessoas do mesmo sexo é legal desde 2005. Salas explicou que a escolha do casal em se casar em Jun, veio depois que ele mesmo se ofereceu, via Twitter, para celebrar o casamento. A partir deste 'tweet', o ministro australiano entrou em contato com o político e acabou marcando seu casamento no sul da Espanha.

Ian Hunter, de 52 anos, será o primeiro membro efetivo de um órgão legislativo australiano a casar-se com um parceiro do mesmo sexo. 

Comentários

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão aceitos!