EUA: Deputado Republicano sai do armário


Mike Fleck, membro republicano da Câmara dos Representantes da Pensilvânia, saiu publicamente do armário em entrevista a um jornal local. Na entrevista Mike faz uma análise das dificuldades de auto aceitação, incluindo tentativas de "superar" sua homossexualidade.

"Sair do armário é bastante difícil, mas fazê-lo aos olhos do público é definitivamente algo que eu nunca esperava fazer. Eu ainda sou a mesma pessoa, eu ainda sou um Republicano e o mais importante, eu ainda sou uma pessoa de fé tentando viver a vida como um servo de Deus e do público. A única diferença agora é que eu irei fazê-lo da forma mais honesta que eu sei."

A história do Deputado de 39 anos é, provavelmente, bem comum na América rural. Vindo de uma família evangélica e com uma educação profundamente religiosa, Mike lutou durante anos para suprimir seus sentimentos. Em 2002 ele se casou com uma mulher, Dorea Cunningham, mas se separou um ano atrás. Quanto à sua ex-mulher, Fleck disse que ela continua sendo sua amiga. "Minha esposa e eu nos tornamos mais do que nunca amigos, depois que eu me abri para ela, e quando concluímos que o casamento estava acabado", disse ele.

"Eu queria viver uma vida normal e criar uma família", explica Fleck. "Eu também acreditava que com o casamento estaria cumprindo a vontade de Deus, e que a atração em relação às pessoas do mesmo sexo acabaria por desaparecer ", acrescenta.

Mas não foi isso que aconteceu. Durante anos Fleck fez grandes esforços para esconder sua homossexualidade. Mike chegou a procurar "tratamento" para tentar "deixar" de ser gay. Não funcionou, obviamente. Na verdade, ele conheceu outras pessoas que também tentaram as tais "terapias" de reparação, mas admite que não conseguiu. Finalmente ele encontrou um terapeuta que o ajudou a perceber que, sua ideia preconcebida de que o que significava ser um cristão perfeito, apenas o fazia deixar de ser uma pessoa honesta.

Fleck é membro da Câmara dos Deputados desde 2006, representando o Distrito rural da Pensilvânia central. Fleck, que ainda se considera uma pessoa de forte fé cristã e de valores conservadores, se tornou o primeiro Republicano abertamente gay da câmara, mas em breve será acompanhado pelo democrata Brian Sims, que também ganhou um assento nas recentes eleições do dia 06 de novembro. Sims continuará sendo o primeiro Deputado Estadual eleito por eleitores que conheciam sua orientação sexual.

A saída do armário de Fleck está sendo aclamada por grupos LGBT's da Pensilvânia, eles acreditam que sua história pode ser um exemplo para os outros em situações semelhantes. Fleck também foi parabenizado por seus colegas republicanos, que dizem que em nada mudará sua relação com ele, e também por seus adversário Democratas. "A Legislatura, em última análise, reflete o sentimento da maioria dos cidadãos da Pensilvânia, ou seja: que a orientação sexual das pessoas não afeta a sua capacidade de executar seus trabalhos e não deve ser um argumento para negar seus direitos básicos", disse o Democrata Dan Frankel, autor de um projeto de lei que visa acabar com discriminação enfrentada pelos LGBT's no trabalho e no acesso à habitação. Esperamos que na nova Legislatura (que depois das últimas eleições é controlada pelos republicanos) e com um republicano fora do armário, a Lei possa finalmente ser aprovada.

Comentários