Alma Gêmea – Uma ilusão letal


Por: Claudinei Sampaio

É muito comum, em sites de relacionamentos e em muitos grupos direcionados para a paquera, vermos pessoas postando: "Quero encontrar minha alma gêmea". O termo alma gêmea é antigo e na antiguidade ele estava relacionado ao misticismo, pois segundo as filosofias místicas, alma gêmea poderia ser qualquer pessoa que se afina conosco. Partindo dessa premissa, qualquer pessoa poderia ser sua alma gêmea: seu pai, mãe, irmão, amigo, namorado, bastava ter ideologias de vida semelhantes.

No final do século XVIII, com o advento do romantismo, que é a arte do sonho e fantasia, que valoriza as forças criativas do indivíduo e da imaginação popular. Opõe-se à arte equilibrada dos clássicos e baseia-se na inspiração fugaz dos momentos fortes da vida subjetiva: na fé, no sonho, na paixão, na intuição, na saudade, no sentimento da natureza e na força das lendas nacionais. Com esse advento o termo Alma Gêmea começa a sofrer uma deturpação e passa a ser conceituada como uma espécie de encontro eterno, o encontro com o grande amor da sua vida, alguém que vai nos preencher em todas as nossas necessidades; a nossa outra metade, aquele que nos completa. O conceito pode ser muito lindo, mas, na prática, é uma ilusão que fatalmente nos levará ao abismo das decepções.

Pare de ler esse texto por um instante, feche os olhos e imagine o que seria a sua alma gêmea, quais características esse ser deve possuir para te fazer feliz. Vamos, faça, é rápido e você poderá então compreender melhor onde quero chegar.

Se você fez o que te sugeri, observe uma coisa muito interessante: Ao idealizar sua alma gêmea, você percebeu também que esse ser que você idealizou não peida, não arrota, não tem mal humor, não tem problemas financeiros e muito menos familiares? Ele está sempre ali, com um belo sorriso endereçado a você e nunca ira mandar, em um momento de ira (até porque ele não possui ira), você se foder! Nunca irá se ausentar, ele é seu e só seu sempre. Ele não tem vida nem vontade própria porque ele é movido pelo o que você deseja como se fosse um gênio da lâmpada maravilhosa! Outra coisa interessante: quando você o idealizou, você viu tudo o que ele seria para você, mas, nem por um instante sequer, você imaginou o que você seria para ele. Alma gêmea, portanto, é tudo aquilo que o nosso egoísmo gostaria de ter, para atender as nossas e tão somente as nossas necessidades como ser humano! 

Agora responda para você mesmo: Essa idealização é coerente? É com base nela que você irá buscar o seu companheiro? Você acredita mesmo que irá encontra-lo? Olhe a sua volta, e perceba para onde essa fantasia está te levando. Não seria o momento de você desejar, sem medos, um ser humano de verdade, onde você também pudesse se doar? Onde você também pudesse retribuir tudo o que você espera dele?

Se atente para isso: enquanto você preferir esperar pelo ideal do amor prefeito, os amores possíveis estão passando bem debaixo do seu nariz e indo embora, sem você nem ao menos perceber!

Amor não se encontra, se constrói! Portanto, quando conhecer alguém, você sentir qualquer sensação estranha, mas positiva, vá devagar, pois esse alguém pode ser o seu grande amor, com todos os defeitos dos quais você também tem o direito em possuir. 

E lembrem-se, os amores, amigos e qualquer laço afetivo nunca irão transformar sua vida, mas te darão elementos fundamentais, para que você e tão somente você, a transforme.

Comentários