Estudantes ingleses tentam impedir palestra de pregador islâmico homofóbico

Abu Usamah at-Thahabi

A Brunel University, em Uxbridge, oeste de Londres, esta sendo criticada por permitir que um clérigo que apoia o assassinato de gays possa participar de um evento estudantil.

Abu Usamah at-Thahabi foi convidado para fazer um discurso no campus da Sociedade Islâmica de Brunel na próxima terça-feira, 27 de Novembro. Seus pontos de vista extremos já foram documentados em um programa do "Channel 4" e pelo Centro de Coesão Social.

Na ocasião Thahabi disse que gays devem ser punidos com a morte. "Você pratica a homossexualidade com os homens? Pegue um homossexual e jogue-o do alto de uma montanha".

Ao justificar as declarações Abu indagou: "Se eu chamar os homossexuais de pervertidos, sujos, cães imundos e que devem ser assassinados, essa é a minha liberdade de expressão, não é?"

Em 2007 o pregador já havia sido impedido de abordar fiéis na mesquita "Green Lane", em Birmingham. Na época ele também zombou do tratamento ocidental dado as mulheres e atacou cristãos e judeus. Sobre as mulheres, Thahabi afirmou: "Deus criou as mulheres, mas mesmo que elas recebam um PhD, seu intelecto ainda será incompleto, deficiente".

No início deste ano, o clérigo também foi impedido de falar na sociedade islâmica da Universidade de Warwick, por conta da reação por estudantes.

Agora um grupo de estudantes anti-extremistas está  apelando para que a Universidade Brunel reveja a decisão de permitir que Thahabi seja aceito em suas dependências. Rupert Sutton, um dos integrantes do grupo declarou que, "as universidades têm o dever de cuidar de seus alunos e não podem fornecer um espaço para um indivíduo, cujas crenças irá ameaçar e intimidar uma parte significativa da população estudantil, isso não deve ser tolerado."

Em comunicado, a Universidade disse: "Estamos conversando, porque nós temos o dever legal de proteger a liberdade de expressão e vamos dar garantias à União dos Estudantes de Brunel que essa pessoa não irá violar as políticas de igualdade e diversidade da universidade."

"No entanto, se verificarmos que essas políticas serão desrespeitadas, o evento será cancelado."


Comentários