Madrid sediará o Festival Mundial do Orgulho Gay de 2017


Está decidido, Madrid vai sediar o Festival Mundial do Orgulho Gay em 2017 (World Pride 2017). Foi o que ficou acordado em Boston nesse sábado, na trigésima reunião do InterPride (Associação Internacional de Lésbicas, coordenadores do Orgulho Gay, Bissexuais, Trans e Intersexo), Organização que reúne mais de 200 assossiações em todo o mundo. A cidade já foi sede, em 2007, d0 "Euro Pride".

A candidatura de Madri, apresentada em Abril, recebeu o apoio unânime dos delegados, depois que Berlim e Sydney - que também defendiam suas candidaturas - foram descartadas, já que não superaram as fases prévias da eleição. A candidatura foi defendida por representantes da AEGAL (Business and Professional Association for Madrid Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros) e por um representante do Escritório de Turismo da Cidade de Madrid, Miguel Sanz. A candidatura também tem o apoio do COGAM e da FELGTB.

"O Orgulho de Madri contribuiu para mudar nossa cidade, inclusive nosso país, transformando-o em um lugar cheio de liberdade, realização, respeito e igualdade de direitos", indicou em comunicado Juan Carlos Alonso, membro de AEGAL. "Sabemos que os olhos da comunidade LGBT internacional estarão sobre nossa cidade e não vamos decepcionar porque estamos totalmente preparados para organizar o maior World Pride da história", afirmou.

O World Pride é considerado o evento internacional LGBT mais importante do mundo. Até agora, houve apenas três edições do evento, em Roma (2000), Jerusalém (em 2006) e Londres (em 2012). Em Roma e Jerusalém a celebração foi cercada de grande polêmica e até mesmo, no caso de Jerusalém, importantes medidas de proteção policial. A terceira edição, realizada este ano em Londres, finalmente foi um sucesso, embora as dificuldades econômicas e organizacionais estivessem prestes a atrapalhar o evento. Mas, antes de Madrid, em 2014,  a cidade de Toronto (Canadá), será a anfitriã. Já em 2019, a festa será realizada em Nova York, coincidindo com o 50 º aniversário dos distúrbios de Stonewall (marco histórico do movimento gay).

Agora começa um longo período de preparação para que tudo ocorra de maneira satisfatória. 

Comentários

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão aceitos!