África do Sul irá reconhecer a bandeira do arco-iris como símbolo LGBT oficial


A África do Sul poderá se tornar o primeiro país a reconhecer oficialmente a bandeira do arco-íris, que representa mundialmente toda a comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros).

"A bandeira foi recentemente registrada no Departamento de Artes e Cultura", disse o designer da bandeira do arco-íris da África do Sul, que combina cores internacionais com o emblema nacional, Eugene Brockman.

"Recebemos o certificado que havia sido oficialmente endossado pelo governo, mas ainda estamos aguardando a assinatura do Ministro".

Brockman, que é co-fundador, com Henry Bantjes, da organização sem fins lucrativos "Bandeira gay da África do Sul", disse também que: "A bandeira é um símbolo para a celebração da identidade homossexual na África do Sul, para combater os obstáculos que enfrentam os sul-africanos LGBTs e os crimes de ódio".

O designer, que espera dar a notícia da assinatura no Dia do Orgulho Gay de Johannesburgo (no sábado 13/10), disse que as seis diferentes cores na bandeira simbolizam a liberdade e a diversidade da nação, não apenas em relação à raça e a cultura, mas também a sexualidade.

A bandeira LGBT foi criada por Gilbert Baker no final dos anos 70, e tinha mais duas barras que a versão atual, uma rosa-salmão e outra turquesa. A barra salmão foi abandonada devido à dificuldade em se encontrar tecido desta cor para produzir as bandeiras. Mais tarde a barra turquesa também foi abolida por razões estéticas.

As cores utilizadas atualmente são: vermelho, representando a vida; laranja, a cura; amarelo, a luz solar; verde, a natureza; azul, a arte e violeta para o espírito.

Vale também destacar que, a Constituição pós-apartheid da África do Sul, foi a primeira no mundo a proibir a discriminação por orientação sexual e, em 2006, legalizou os casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

Comentários

  1. Ficou linda a bandeira, agora só falta a nossa rsrsrsrs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão aceitos!