Não faça!


Por: Julio Marinho

Às vezes eu acho que avançamos meio passo e retrocedemos dois. E como isso entristece, aborrece e desanima. Muito, pra dizer a verdade. Por que digo isso? Bem, ontem tive o enorme desprazer de ver uma postagem no Facebook, onde um suposto "militante" pró diversidade, fazia chacota sobre idosos, com uma ridícula imagem onde reproduzia um "anúncio" de um "garoto de programa" da terceira idade. 

O conteúdo do tal "anúncio" era de um mau gosto ímpar, o que me faz questionar o real motivo de se reproduzir esse tipo de mensagem extremamente preconceituosa e com a pretensão bisonha de parecer engraçada. Não consigo acreditar que uma pessoa, aparentemente esclarecida, possa inocentemente divulgar tal material, sem se dar conta do quanto esse tipo de mensagem pode magoar e ferir quem, de uma forma ou de outra, se enquadra no perfil alvo da "piada". Desculpem, mas não consigo mesmo acreditar que, ao divulgar esse tipo de mensagem, a pessoa esteja apenas tentando ser engraçada. Para mim essa não passa de uma artimanha cretina para perpetuar estigmas e preconceitos que parecem eternos.

Para se ter uma ideia do conteúdo, frases do tipo "Na cama, dou sempre 3... 3 opções para a parceira: mole, dobrado ou enroladinho", "Como fetiche, posso usar touca de lã pantufas e cachecóis coloridos", "Outra grande vantagem: Já tenho 'Parkinson' o que ajuda muito nas preliminares", "Além disso TOTAL DISCRIÇÃO... pois o 'Alzheimer' me faz esquecer tudo que fiz na noite anterior" - desculpem, mas tive que citar alguns exemplos para dar a real dimensão do conteúdo, sei que esse tipo de coisa pode causar asco, pelo menos naqueles com um mínimo de discernimento. 

Desde de sempre ouvimos, lemos e assistimos "piadas" de cunho racista, homofóbico, machista, misógino ou, como no caso em questão, um ataque nojento à pessoa idosa. Resultado disso? Somos ainda um país racista, homofóbico, machista/misógino e que não respeita nem valoriza seus idosos/idosas. 

Uma das coisas que mais me aborrece quando me deparo com esse tipo de "piada", é que nos esforçamos tanto para tentar derrubar esse tipo de preconceito, fazemos tantas campanhas, divulgamos tantas pesquisas, matérias, textos etc. Mas ai vem um cidadão, que até então parecia nutrir algum sentido de ética e bom senso, e divulga um material desse nível. Como não se abater? Como não se indignar com gente que, na ânsia de parecer engraçadinha, se mostra tão preconceituosa quanto àqueles que já nos acostumamos a ver por ai? Que moral essa pessoa poderia ter para criticar um Bolsonaro ou Malafaia da vida, só para citar dois  exemplos?

Pode parecer radicalismo da minha parte, e seria mesmo, se a pessoa que divulgou, tivesse tido a grandeza de reconhecer o erro. No entanto, pelo contrário, o que vimos foram tentativas absurdas e levianas de tentar justificar o injustificável. Tentativas vãs de transformar ofensa em humor. Os defensores chegaram ao absurdo de jogar a culpa nos ofendidos, ou seja, a ofensa não existe, o que existe para esse tipo de pessoa é o desejo da vítima em se sentir ofendido. É, seria cômico se não fosse trágico. Portanto, eu só posso acreditar que, de fato, a intenção era SIM de reproduzir preconceitos. Afinal de contas, ninguém, mesmo  se quisesse - e se esforçasse muito -, conseguiria ser tão obtuso ao ponto de ver graça onde só há lixo preconceituoso.

Enfim, infelizmente não há muito o que se fazer, a não ser, É ÓBVIO, retirar do rol de amigos da tal rede social as pessoas que reproduzem e reforçam preconceitos. É o mínimo que se pode fazer. No mais, vamos continuar lutando e alertando as pessoas. Uma dica importante: Para se fazer humor, é necessário ter uma boa dose de bom senso e outra generosa de TALENTO. Se não tem, nem um nem outro, não faça! 

Comentários

  1. Para mim, isso é um caso pior, pois a pessoa em questão não tem nem noção do que seja perpetrar estigmas e/ou de bom um mau gosto. É questão comumente chamada de ignorância. Nascer, ficar jovem e conviver com a noção de que a homossexualidade é uma questão de corpos sarados e pênis grandes, além de que, o pior, não têm noção de que nem só de sexo vive o humano, gay ou hétero. Muito ao contário. Gays, principalmente jovens escondem-se atrás do sexo pelo sexo para não olhar para a angústia que todo ser humano tem que enfrentar para crescer e que a falta de educação afetiva os deixa desinstrumentalizados para o sentimento mais importante para todos: afeto, carinho, cumplicidade, companhia, amor.
    José Solon ou @solinhotwit

    ResponderExcluir
  2. Querido Julio, nem preciso explicitar minha profunda admiração por ti, sei bem sobre que fala, pois temos por deveras vezes combatido esse péssimo habito que as pessoas sem caráter tem de camuflar o preconceito sob a égide do humor, e depois querem safar dizendo que o problema é que somos amargos e não entendemos, mas sim nós entendemos, entendemos tanto que não nos calaremos nunca frente a essas barbáries
    Ampliando o conceito da fala do Paulo Moreira Leite:
    Fingir que o preconceito não existe e denunciar toda reação como patrulha politicamente correta é um ato simplista, de quem se esconde atrás da liberdade de expressão para manter a discriminação e o preconceito.
    Mas vamos que vamos...
    Amigo Julio fica com um forte abraço deste que muito te admira
    Otavio Zini

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pelo comentário José Solon. E a vc também meu queridíssimo Otavio, a admiração é recíproca.

    ResponderExcluir
  4. RICARDO AGUIEIRAS18/09/2012, 17:31

    Bom, achei lindo tudo o que fizeram criticando tal "piada" absurda e fascista. Amo você, Julio, amo o Otávio e o Walter Silva, o Benjamim Bee e outros lá que deram um exemplo de extrema dignidade e inteligência.
    Beijos... ah, adorei esse teu texto, Júlio!!! Pra variar...rsrs
    Ricardo Aguieiras
    aguieiras2002@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Bom ver que a crítica àquela "piada" saiu do facebook. Porque "piadas" de mal gosto e mal intencionadas como aquelas costumam tomar o mundo!

    Parabéns pelo artigo e pelo blog!

    Enorme abraço!!

    Daniel

    ResponderExcluir
  6. Que bom que a crítica àquela "piada" transcendeu o facebook. Porque as "piadas" de mal gosto e mal intencionadas ganham o mundo!


    Parabéns pelo artigo e pelo blog!

    Enorme abraço,

    Daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Daniel, a gente sempre tem de discutir esse tipo de coisa mesmo, porque não dá para ficar calado diante de tanta estupidez.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão aceitos!