ONU: François Hollande anuncia que irá lutar pela descriminalização universal da homossexualidade


O Presidente da França, François Hollande, confirmou nesta terça-feira, em seu discurso na Assembleia Geral da ONU, a intenção da França de continuar lutando pela descriminalização universal da homossexualidade. 

Hollande foi um dos promotores da declaração histórica em favor da descriminalização universal da homossexualidade na Assembleia Geral das Nações Unidas, em dezembro de 2008, antes mesmo desta não passar de uma simples recomendação. "Instamos os Estados a tomar todas as medidas necessárias, legislativas ou administrativas, para garantir que a orientação sexual ou identidade de gênero não possa ser, sob qualquer circunstância, a base para uma ação penal, em especial as execuções, prisões ou detenções ". Declarou Hollande.

Lembrando que, os países de maioria muçulmana, os EUA, a Rússia ou a China não queriam, na época, assinar o documento. Muito menos a representação permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, que inclusive, liderou o movimento contra a medida. Os EUA mudou de orientação após a posse do presidente Barack Obama.

Ativistas LGBTs agora tentam obter que a ONU adote um caráter mais vinculativo, e parece que a França lidera esse esforço. "A França quer ser exemplar, não para ensinar, mas porque é a história dela, é sua mensagem. Exemplar para as liberdades fundamentais: é a sua luta, é também sua honra. E a razão é que a França vai continuar a travar essas batalhas: a abolição da pena de morte, o direito das mulheres à igualdade e dignidade, pela descriminalização universal da homossexualidade, o que não pode ser reconhecido como um crime, mas sim como um reconhecimento de orientação ", disse Hollande em seu discurso.

É impressionante a mudança de ares na França após a eleição de Hollande. Se antes, no Governo de Nicolas Sarkozy, o país se mostrava conservador e contrário aos direitos dos cidadãos LGBTs, agora se mostra totalmente aberto e inclusivo.

Um viva para Hollande! E que essa mudança de ares contamine outros países, como a Itália, por exemplo. 

Comentários

  1. RICARDO AGUIEIRAS28/09/2012, 13:25

    Enquanto isso, no Brasil... risos... uma presidenta que se dizia "de esquerda" e que foi torturada, etc. , nos tortura não fazendo nem dizendo absolutamente nada em nossa defesa, muito menos favorecendo alguma política pública para os e as LGBT's! Sabia disso, querido François Hollande?
    Ricardo Aguieiras
    aguieiras2002@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão aceitos!