Turismo LGBT move 75 milhões de dólares por ano no Brasil


A feira de negócios "Expo Business LGBT Mercosul 2012" abriu as suas portas e oferece novos dados sobre o volume de negócios do grupo. Surpreende o volume do Brasil. De acordo com um relatório da empresa de consultoria, InSearch, os serviços para o público homossexual no país movem aproximadamente 150 milhões de reais (cerca de 75 milhões de dólares) por ano, é o segundo maior mercado depois dos Estados Unidos."

As perspectivas são ainda melhores. A expectativa é de que as despesas do setor de turismo cresçam 34 por cento só este ano, quase quatro vezes a média mundial, de acordo com informações do setor dadas durante o evento.

O Presidente da Associação Brasileira de turismo para Gays, lésbicas e simpatizantes (Abrat GLS), Oswaldo Valinote, indicou que o crescimento médio mundial será de 9% e irá gerar um volume de negócios de aproximadamente 165.000 milhões de dólares.

Valinote ressaltou que os operadores turísticos no Brasil e em alguns países do cone sul devem estar "preparados" para a demanda com um atendimento diferenciado.

Japão, França, Alemanha, Reino Unido e Itália são os outros países que se destacam no setor turístico, de acordo com um relatório com 40.000 participantes apresentado pela Fitur ano passado.

Só a Parada do Orgulho LGTB de São Paulo reúne mais de 2 milhões de pessoas anualmente. Estima-se que o Brasil tem aproximadamente 18 milhões de homossexuais, algo em torno de 10% da população (190 milhões de pessoas). Aproximadamente 150 Paradas são realizadas no país.

Os programas e planos desenvolvidos com sucesso para os consumidores homossexuais pelos governos e operadores locais em Tel Aviv (Israel), Mendoza (Argentina) e Uruguai também foram expostos na feira, que aconteceu no último fim de semana em São Paulo.

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