A Comunidade LGBT está cada vez mais atraente para o mercado de consumo. E não basta apenas pendurar uma bandeira do arco-íris na frente do negócio. No início da década de 1980, os empresários começaram a olhar mais atentamente para o público LGBT. Hoje, há uma forte expansão deste mercado.
Uma famosa marca de vodka foi uma das primeiras a apresentar anúncios visando especificamente os consumidores gays. Duas imagens da silhueta de uma garrafa, uma com as cores da bandeira do arco-íris, e outra em forma de armário aberto. Isso foi em 1995, e marcou uma nova etapa para o mercado. O público LGBT deixou de ser ignorado e marginalizado, passando a ser considerado como um mercado bastante atraente.
Só para se ter uma ideia, atualmente no México os consumidores LGTBs gastam cerca de 5 milhões de dólares ao ano, a tendência é que esse consumo aumente ainda mais. Estes dados levaram alguns empresários a reinventar seus negócios, criando ofertas destinadas exclusivamente para a comunidade LGBT.
Arturo Salcedo, pesquisador e acadêmico mexicano, dá alguns conselhos aos empresários - já que não é suficiente apenas hastear uma bandeira multicolorida na porta dos estabelecimentos:
- Honestidade: A Comunidade LGBT não é apenas um negócio para se ganhar dinheiro.
- Mercado: Quais são as demandas do público LGTB? Identifica-las e encontrar uma forma mais criativa para atendê-las.
- Limites: Identificar qual o consumidor ideal para o seu produto específico.
- Estratégia: Para atingir um número maior de clientes potenciais, anuncie nos lugares mais frequentados pelo público LGTB, em publicações especializadas, instalações específicas, etc.
Essas dicas, acompanhadas de publicidade atraente e um bom plano de trabalho, podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso empresarial, pelo menos quando se fala em consumidores LGBTs.
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