Greg Louganis "não achava que viveria até os 30 anos após o diagnóstico de HIV+"


Greg Louganis, atleta olímpico do salto ornamental, ganhador de cinco medalhas olímpicas -  sendo 4 de ouro e 1 de prata -, primeiro homem a receber 10 de todos os juízes, disse em 1988, época do seu diagnósticos de HIV+, que não acreditava que viveria até os 30.

Louganis disse na época, que para ele o HIV era "como uma sentença de morte". 

"Meu médico, e que também era meu primo, me disse que a melhor coisa que eu poderia fazer é continuar treinando. [...] Mas ele também me advertiu que o progresso no tratamento do HIV era uma 'faca de dois gumes'".

O atleta ficou conhecido no mundo inteiro, quando nos "Jogos Olímpicos de Seul", em 1988, bateu a cabeça no trampolim durante a bateria eliminatória, imaginou que sua carreira estava encerrada. Entretanto, Greg, mesmo com um curativo na cabeça, saltou novamente e conquistou duas medalhas de ouro, transformando-se no recordista mundial de sua categoria (já havia ganho duas medalhas de ouro na olimpíada anterior).

Em 1993, Louganis publicou uma autobiografia, "Breaking The Surface"onde revelava que seis meses antes da Olimpíada, ele tinha sido diagnosticado com HIV positivo. Apenas ele e seu treinador sabiam do resultado do exame. Ao relembrar o episódio, Louganis lamentou o risco ao qual, supostamente, submetera o médico que – sem luvas – o acompanhou. Era um tempo de muitas dúvidas a respeito das formas de contaminação da AIDS. O médico que aplicou os pontos na cabeça do campeão fez testes e teve resultado negativo para HIV. 

Louganis admitiu ser homossexual, virou ator de teatro e hoje é consultor da equipe americana de saltos ornamentais. "A minha sexualidade não era segredo para a minha família e amigos, só para o público em geral. Agora o HIV… Poucas pessoas sabiam, por isso sentia-me como se estivesse a viver numa ilha onde só tinha um telefone para me comunicar com o mundo exterior. Eu sabia que provavelmente não era o único e que havia pessoas no mundo que gostavam de mim. Por isso pensei que contando e partilhando a minha experiência alguém se iria sentir menos sozinho." 

O saltador é o inalcançável modelo de Tom Daley, atual muso das piscinas olímpicas e queridinho dos britânicos.

Comentários

  1. RICARDO AGUIEIRAS04/08/2012, 12:58

    Enfim, estamos vivendo! E isso é muito bom! Ele tá lindão, lindão...rsrsrs...
    Ler isso hoje nos dá esperança e um tanto de tristeza, também, pelos que se foram.
    Beijo,
    Ricardo Aguieiras
    aguieiras2002@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão aceitos!