Circulou na semana passada, um falso e-mail onde o Deputado Federal Jean Wyllys (Psol-RJ) era acusado de apoiar e pedofilia. A mensagem foi rapidamente compartilhada nas redes sociais e logo desmentida pelo próprio parlamentar. O site responsável por divulgar o e-mail, prontamente assumiu que o mesmo era falso, mas, ao invés de retirá-lo do ar, preferiu mantê-lo. Uma atitude no mínimo incoerente, para não dizer, antiética, maldosa e baixa. Afinal de contas, quando um veículo de comunicação sério, divulga uma informação falsa, o que se espera é uma retratação.
Desde o início da sua carreira política, Jean Wyllys tem sido ferozmente atacado, seja com ameaças de morte ("É por ofender a bondade de Deus que você deve morrer", "Cuidado ao sair de casa, você pode não voltar", "a morte chega, você não tarda por esperar"), ou falsas mensagens atribuídas ao parlamentar. Apesar disso, o Deputado não se deixou abater, pelo contrário, segundo o próprio Jean, ele não vai se intimidar e vai continuar fazendo tudo que faz. "Sempre senti que há um propósito em minha presença neste mundo. E o propósito é fazer, dele, um lugar melhor".
Todos esses ataques são sintomas claros do desespero daqueles que não suportam a ideia de que um homossexual assumido, possa ter uma posição de destaque na política nacional. Vale destacar que, Jean Wyllys, já no seu primeiro mandato na Câmara, obteve a segunda colocação no Prêmio Congresso em Foco 2011, na categoria de melhor deputado, e segundo mais votado pela internet na categoria "Parlamentar de futuro". Jean Wyllys é hoje uma das vozes mais ativas no Congresso em favor dos direitos humanos, em especial dos direitos dos cidadãos LGBTs, negros e mulheres.
Além do ótimo desempenho na Câmara, Jean sabe como poucos usar a internet e as redes sociais. Jean utiliza de todos os recursos da rede para fazer um mandato transparente e expor suas ideias ao público. Começando por um site oficial, onde publica com boa frequência todas as suas ações. Tudo isso atrai para si o ódio e toda sorte recursos baixos e desonestos. O exemplo da presteza de Jean, foi a rápida resposta ao falso e-mail. Logo assim que tomou conhecimento do fato, o Deputado postou várias mensagens no seu perfil do Twitter:
"1. Escroques de má-fé inventam um email falso para me difamar, divulgam a calúnia e há os 'ingênuos' que 'acreditam' nela a me interpelar."
"2. Já imprimimos toda calúnia e armação e vamos acionar a Polícia Federal para investigar de onde ela partiu e quem são seus autores!"
"3. Que criminosos caluniem e inventem formas de me difamar, eu até espero. Espanta-me é a disposição de alguns a acreditar na calúnia."
"4. Penso que quem acredita no email falso já alimentava algum tipo de ódio em relação a mim e só esperava pela chance de expressá-lo!"
"5. Qualquer pessoa sensata - e muitas aqui o fizeram - desconfiara logo da armação ou no mínimo se perguntaria sobre honestidade da fonte!"
"6. O que eu posso garantir é que essa calúnia (o email falso divulgado) não ficará impune!"
"7. E não adianta correr para apagar o que foi escrito. Já demos 'print' em tudo e alguns perfis já estão identificados!"
"8. Querem escrever e divulgar o que lhes convém? Então aprendam a arcar com as consequências do que escrevem e dos crimes que cometem!"
"9. O que disse e digo acerca das políticas em que atuo está no site da Câmara e aqui: http://www.jeanwyllys.com.br ."
"10. Meu trabalho na CPI contra a Exploração Sexual de Crianças é a prova do que penso de fato sobre o assunto. Basta consultar fonte honesta."
"11. Não vou dar explicações para 'ingênuos' que não acompanham meu trabalho e saem acreditando em qualquer calúnia e divulgando-a."
"12. Vou agir segundo a Lei (sim, ela existe). E quem participou da calúnia e da difamação que responda por seu crime. Boa noite!"
Além disso, Jean lançou uma nota no seu site oficial:
"Circulam pela internet dois e-mails assinados por Jean Wyllys, dando a entender que foram enviados a partir do e-mail institucional da Câmara dos Deputados, contendo ameaças a um blogueiro em especial, além de declarações convenientes aos blogs e sites que prontamente as replicaram.
Entre as declarações, uma delas chama em especial a atenção, servindo como um suposto 'salvo-conduto' à pedofilia, e que está sendo ecoada de forma irresponsável em diversas redes sociais: a intenção de legalizar relações ditas 'consensuais' entre crianças e adultos.
Tais declarações são uma completa mentira, objeto de uma campanha caluniosa, cujo objetivo é calar uma luta dentro do Legislativo. Servem como forma de desmoralizar um mandato que prima pela defesa dos direitos humanos, partindo de pessoas que se opõem à defesa dos direitos de mulheres, portadores de deficiências, negros, LGBTs e crianças carentes – bandeiras levantadas pelo deputado em sua participação na CPI da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBT, Comissão de Direitos Humanos e Minorias, Comissão de Legislação Participativa, Comissão de Educação e Cultura, Frente Parlamentar pela Defesa da Cultura, Comissão Externa de Combate à Corrupção, Subcomissão permanente de Assuntos Federativos, Frente pela Liberdade de Expressão, Parlamento Jovem Brasileiro e projeto 'A Câmara quer te ouvir', iniciativa da Ouvidoria da Câmara dos Deputados.
Apesar de alguns destes caluniadores já terem reconhecido que a origem de tais e-mails é falsa, continuam ocupados em propagá-los, uma atitude claramente contraditória. Estamos tomando as providências cabíveis, responsabilizando cada envolvido neste desagradável episódio, na correta medida de seu ato."
Todos esses fatos deixam bem claro o "Modus operandi" Dos inimigos da verdade. E, não devemos nos enganar, "eles" não vão parar. É bem provável que consigam descer ainda mais baixo. Mas, pelo pouco que conheço do Jean Wyllys, ele saberá agir rápida e prontamente. E, TODOS os que acreditam no seu trabalho, têm um papel fundamental nessa luta. Não somente apontando as mentiras e ameaças, mas também ajudando o Deputado na divulgação da verdade, DOA A QUEM DOER!
Hoje já tinha vários fascistas e fundamentalistas se aproveitando da notícia falsa, lá no facebook, um horror. Denunciei tudo! Quanto mais isso acontece, mais percebo que temos que nos unir, por que os inimigos estão unidos e organizados. Eles colocam o seu ódio acima de tudo. Portanto, deveríamos colocar nosso amor e nossa luta, acima de tudo.
ResponderExcluirtristemente,
Ricardo Rocha Aguieiras
aguieiras2002@yahoo.com.br
Pois é meu amigo Ricardo, o pior é saber que isso é só o começo. Eles vão atacar ainda mais, temos de estar preparados para ajudar o Jean.
Excluir