Maior organização de defesa dos direitos civis hispânicos dos EUA apoia o casamento gay


O "National Council of La Raza" (NCLR), maior organização de defesa dos direitos civis da minoria hispânica dos Estados Unidos, se declarou favorável ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.

A decisão foi tomada após o Conselho deliberar muito. "Nós tivemos um forte debate sobre o assunto. Obviamente, algumas pessoas eram mais reticentes que outras, mas no final, o resultado foi unânime ", disse Danny Ortega, membro do Conselho. A presidente da NCLR, Janet Murguia, que já tinha endossado o presidente Barack Obama, depois que este se posicionou a favor do casamento igualitário, aplaudiu a decisão. "O reconhecimento, em votação unânime, do casamento homossexual e as questões LGBTs, são uma parte essencial da agenda dos direitos civis do NCLR", disse Janet.

Há alguns meses foram coletados os resultados da pesquisa realizada pela NCLR, onde se mostrou que os hispânicos dos EUA não se diferenciavam significativamente dos demais cidadãos daquele país, quanto à sua sensibilidade às questões de direitos LGBTs. A pesquisa mostrou que 54% dos hispânicos é a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Um resultado muito semelhante a pesquisa lançada no ano passado pelo Instituto Gallup. E mais, o apoio dos hispânicos em relação às pessoas LGBTs nos quesitos habitação, emprego e serviço nas Forças Armadas é ainda maior do que a população em geral.

O NCLR, dessa forma, segue os passos da "National Association for the Advancement of Colored People" (NAACP), uma das maiores organizações que defendem os direitos civis dos afro-americanos, e que recentemente aprovou uma resolução similar. A NAACP reconheceu que o casamento entre pessoas do mesmo sexo, deve ser protegido pelas disposições a favor da igualdade de tratamento, consagradas na Constituição dos EUA.

A ideia de que as minorias raciais ou culturais, tais como hispânica ou Afro-americana, demonstram maior hostilidade contra a comunidade LGBT, é muitas vezes explorada pelos setores que são realmente contrários à igualdade civil. Nós mostramos esse esquema asqueroso - onde alguns grupos americanos contra a igualdade no casamento, pretendiam dividir os eleitores gays, hispânicos e negros. Veja (aqui).

Comentários