Teste que detecta HIV poderá ser feito em casa

O "OraQuick Em-Home HIV Test" permitirá que que se obtenha o diagnóstico positivo ou negativo para o HIV em cerca de 20 minutos.

As pessoas que têm dúvidas sobre se contraíram o HIV e que querem fazer o teste, mas não gostariam de realizá-lo em hospitais e laboratórios - por vergonha, falta de tempo ou ignorância -, poderão fazer o teste para detectar o vírus em casa e em apenas 20 minutos.

Muitas pessoas tiveram sexo desprotegido e, por vários motivos, ainda não fizeram o teste para verificar o seu real estado de saúde. Para resolver este problema, a empresa "OraSure Technologies Inc." criou o primeiro teste caseiro de análise para o HIV.

De acordo com o fabricante do produto, mais de 1,1 milhões de pessoas nos EUA estão infectadas com o HIV e desse total 232.700 não sabem. Além disso, esses que desconhecem seu estado de saúde, causam entre 54 e 70 por cento das 56.300 novas infecções por ano.

A utilização do produto é fácil e sem a utilização de agulhas. O teste é feito em três etapas. Primeiro uma amostra de saliva é recolhida por um bastão  - gengivas, cavidades superior e inferior da boca. Em seguida, a amostra é introduzida na cavidade do aparelho e, finalmente, depois de cerca de 20 a 40 minutos, lê-se os resultados.

Detalhe muito importante: O uso profissional do produto tem uma margem de erro de apenas 1 por cento, já a utilização por pessoas sem especialização, segundo um estudo, chegou a quase 7. Portanto, nada melhor que fazer o teste em um hospital ou laboratório, além da gratuidade de procedimento, a margem de erro é quase zero e o sigilo é absoluto.

Eu particularmente não gosto muito da ideia. Claro que quanto mais pessoas souberem do seu diagnóstico melhor. Quanto mais cedo se iniciar o tratamento, mais chances de se levar uma vida normal. O problema aqui, além da possibilidade de um diagnóstico incorreto, é a falta de um apoio psicológico. Nem todo mundo consegue absorver o impacto de um diagnóstico como esse. Hoje nós sabemos que essa não é mais uma sentença de morte - como já foi no passado -, no entanto, muitas pessoas ainda ficam desorientadas pelo medo e ignorância, e, nesses casos, o apoio psicológico é fundamental.

Comentários

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão aceitos!