Homossexualidade pode voltar a ser crime na Índia

O Supremo Tribunal da Índia está analisando os argumentos de opositores e defensores sobre a legalidade da homossexualidade naquele país. Relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo foram descriminalizados em 2 de julho de 2009 na Índia, no entanto, vários grupos políticos, sociais e religiosos estão lutando para restabelecer uma lei de 1860 que dava aos homossexuais indianos a tarja de criminosos e os punia com prisão.

A Índia é um país de enormes contrastes e pontilhado por religiões e seitas tão divergentes em suas filosofias que, qualquer tentativa de acordo, sempre acaba em manifestações de violência. Fanatismo, intolerância e ideias ultrapassadas se opõe violentamente aos pensamentos progressistas.


Além disso, trabalhadores da área da saúde pública indiana dizem que o reconhecimento legal da comunidade LGBT da Índia é um fator fundamental na luta contra o HIV/AIDS. A doença avança na Índia, e com a criminalização da homossexualidade, vários portadores do vírus e indianos que adoeciam, escondiam sua doença ou mascaravam dados sobre o seu contágio com medo de serem presos ou de sofrerem retaliações pesadas por parte do Estado e de indivíduos. E, se a homossexualidade voltar a ser criminalizada, esse quadro tende a se restabelecer.

Comentários

  1. Aqui Jandirainbow: http://articles.timesofindia.indiatimes.com/2012-05-10/india/31654554_1_gay-rights-anjali-gopalan-lesbian-communities

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão aceitos!