O Arcebispo de Berlim (Alemanha), Rainer Maria Woelki, disse na quinta-feira passada que, a Igreja deve refletir sobre sua posição contra casais do mesmo sexo, e que os mesmos devem ser considerados como análogos aos casais heterossexuais.
Os comentários foram feitos durante uma celebração católica na cidade de Mannheim. Segundo o arcebispo, "quando as pessoas aceitam uma RESPONSABILIDADE mútua, quando se vive em uma relação homossexual duradoura, esta deve ser considerada semelhante a um relacionamento heterossexual." Woelki advertiu, no entanto, que as mudanças dentro da Igreja Católica serão lentas.
A declaração do Arcebispo é surpreendente, já que, no passado o mesmo se mostrava claramente hostil em relação aos cidadãos LGBTs. Em janeiro deste ano Woelki afirmou que a homossexualidade é uma "violação da ordem da criação." No entanto, desde a sua ordenação como Cardeal, Woelki parece ter moderado seu discurso e, poucos dias depois das afirmações acima, se recusou a debater os pontos de vista do Cardeal Richard Marx, que tachou gays de "fracassados".
O atual momento da Igreja Católica é bem claro, enquanto alguns, movidos por um total desespero diante dos avanços que a comunidade LGBT vem conquistanto em todo mundo, outros se rendem ao inevitável e começam a mudar radicalmente seus discursos. E que bom que seja assim. Chega de discursos de ódio, já passou da hora desses líderes religiosos entenderem de uma vez por todas que nós só queremos os nossos direitos, simples assim!
Tudo bem que é algo completamente agradável de ouvir aos homossexuais crentes (que acreditam), contudo só me mostra o quanto a Igreja Católica se ajusta a sociedade para ter mais membros! Essa Igreja me enoja! u.u
ResponderExcluir