Paróquias se recusam a recolher assinaturas contra casamento gay

Algumas paróquias católicas de Seattle, a maior cidade do estado americano de Washington, se recusaram a aderir apelo do Arcebispo J. Peter Sartain, para recolher assinaturas no sentido de revogar a lei de igualdade no casamento do Estado. Segundo o Arcebispo: "É importante lembrar que todos os cristãos são chamados à castidade, e as relações sexuais são tão íntimas e significativas que destinam-se apenas a um homem e uma mulher no casamento. "

Chris Gregiore, Governador do Estado de Washington, assinou em fevereiro uma lei que vai permitir a realização de casamentos civis por gays e lésbicas no Estado da costa do Pacífico. Os adversários têm até 6 de junho para recolher 120.000 assinaturas e obrigar a um referendo sobre o assunto.

Tim Clark, reverendo da paróquia católica de Nossa Senhora do Lago, foi aplaudido de pé durante a missa deste domingo, quando anunciou que a sua paróquia não iria participar do recolhimento das assinaturas. "Estou feliz por informar que os paroquianos de Nossa Senhora do Lago foram esmagadoramente e, até agora, unanimemente favoráveis à decisão que tomei, de não recolher assinaturas para apoiar este referendo."

E explica que a ovação que recebeu "diz menos" sobre ele e é "muito mais sobre a saúde desta paróquia". E enviou um recado para o arcebispo: "Eu só queria que o arcebispo pudesse ter experimentado estes aplausos - o 'sensus fidelium' - do povo. Ele precisa ouvir esta 'voz'. Essa é a minha prece."

O reverendo Michael G. Ryan, da catedral de "St. James", reforçando o sentimento manifestado por outros párocos, disse que, "depois de discutir o assunto com os membros da equipe do ministério pastoral da Catedral, decidi que não vamos participar do recolhimento das assinaturas na nossa paróquia". Justificando-se que se fizessem isso iriam provocar uma "divisão séria e dolorosa" na comunidade. E acrescentou: "Quando li pela primeira vez a carta do arcebispo eu fiquei preocupado com o conteúdo e as suas intenções... Por consciência, eu não poderia permitir que as assinaturas fossem recolhidas, não poderia permitir que a fé fosse politizada desta forma. [...] "O que me incomoda é a mensagem que toda essa abordagem envia. O que eu considero discriminatório e insensível."

Outras paróquias também estão se recusando a recolher as assinaturas, são elas: St. James Cathedral, Igreja de São José, Igreja de Santa Maria, St. Patrick e Cristo Nossa Esperança Igreja Católica.

Parece que nem tudo está perdido no meio católico, pelo menos lá, em Seattle.

Comentários