Homossexualidade no Japão

A maioria das pessoas que se interessam pelo Japão através dos animes acaba tendo uma visão muito errada da realidade japonesa. O Japão, longe do que é mostrado nos desenhos animados, é um país muito conservador e preconceituoso. Como por exemplo, a homossexualidade, que recorrentemente aparece em personagens de anime, lá esse tema é varrido para debaixo do tapete.

No Japão não existe tanta violência contra os homossexuais como no Ocidente, porém uma forma tranquila de intolerância também não é um problema? Nota-se que lá a discriminação ocorre, mas é escondida por baixo dos panos. Mas diferente daqui, a sociedade não discute o preconceito, então isso também não seria uma forma de violência?

Muitos aspectos da sociedade japonesa estão centrados em torno do casamento. Muitas vezes os trabalhadores japoneses perdem seus empregos ou promoções porque "não se estabeleceram", ou seja, não constituíram família. Segundo uma pesquisa recente feita pelo governo japonês, mais de 60% dos homossexuais japoneses se sentem afastados ou isolados dos demais por causa de sua orientação, e 36% chegam a considerar o suicídio.

Enquanto vários personagens LGBTs não retratados na mídia, a maioria dos homossexuais do Japão continua a manter suas orientações em segredo. A realidade é que a população japonesa não se sente confortável para falar sobre a diversidade sexual. Tanto que por lá, os programas de prevenção contra HIV são muito escassos.







Fonte: CX Anime











Comentários