A infecção pelo HIV pode aumentar o risco de se desenvolver câncer de pulmão ao suprimir o sistema imunológico e provocar inflamação crônica.
É consenso entre os especialistas, que o tabagismo é perigoso e pode vir a causar câncer de pulmão. Mas, independentemente disso, conforme revelado em estudo, o HIV pode aumentar em até 70% o risco de se desenvolver esse tipo câncer.
O autor do estudo, Dr. Keith Sigel, da Faculdade de Medicina "Mount Sinai" em Nova York, disse que: "mesmo após a contabilização do tabagismo e de outros fatores de risco tradicionais para o câncer de pulmão, descobrimos que existe um mecanismo independentemente associado com o HIV aumentando o risco de câncer de pulmão em pessoas infectadas."
Segundo a publicação da equipe do Dr Sigel a revista "AIDS", pessoas com HIV têm um risco muito maior de desenvolver este tipo de câncer. De qualquer forma, os especialistas recomendam como sendo essencial para os pacientes com HIV pararem de fumar, para evitar ainda mais as chances de desenvolverem o câncer de pulmão, que, na maioria dos casos é fatal.
O estudo foi realizado com a participação total de 37,294 pessoas com HIV e 75,750 pessoas saudáveis. A taxa de câncer por 100.000 pessoas por ano foi de 204 no grupo HIV+ e de 119 no grupo HIV-.
O autor do estudo também revelou que o viés de vigilância não influenciou o aumento da taxa de câncer no grupo HIV+, uma vez que, durante o experimento não houve diferença no momento do diagnóstico entre pacientes com HIV+ e do grupo HIV-.
Dr. Keith Sigel, declarou que, "parar de fumar é essencial para os pacientes com HIV."
Comentários
Postar um comentário
Comentários ofensivos não serão aceitos!