Facebook censura beijo gay

O Facebook já apagou reproduções de quadros do surrealista belga Paul Delvaux, postadas por Máh Luporini; fotos de nus artísticos, inclusive a consagrada foto de Yoko e John Lennon, por Paula Freitas, entre outras. E agora gera polêmica ao remover uma foto de dois homens se beijando postada na página de um grupo de luta por direitos LGBT na Espanha.

Segundo o criador da ONG madrilenha "Asociación Cultural Visible", Pablo Peinado, o Facebook lhe informou, através de um e-mail, que a imagem havia sido retirada "por infringir as normas de publicidade do Facebook".

A página, feita por Peinado, pedia doações para um filme que a organização está produzindo sobre obras artísticas que retratam a homossexualidade. "Para eles, um beijo entre dois homens é uma questão delicada. (...) Quis fazer uma pequena campanha de publicidade do documentário que levamos oito anos preparando e recebi este e-mail. Também me passaram o link de uma página de código deontológico que parece ter sido tirada da pré-história", afirmou Peinado.

A foto usada é do artista Juan Hidalgo, que tem obras em museus e coleções em vários lugares do mundo.

Será que uma foto retratando um beijo entre um casal heterossexual também seria apagada pelo Facebook? Óbvio que não né, portanto, trata-se de uma forma absurda de censura baseada única e exclusivamente na homofobia.

Comentários