Uma transexual chinesa ganhou a simpatia nacional após sua casa ter sido incendiada e posteriormente ser ridicularizada por um repórter e por um vídeo no site "Toudu" (versão chinesa do Youtube).
O incêndio aconteceu na cidade de Qingdao e foi noticiado pela QTV. Ao apresentar a notícia o âncora da emissora, em tom debochado, fez o seguinte comentário: "Que diabos aconteceu? Eu quero saber mais sobre isso, não apenas o fogo em si."
No dia seguinte foi postado um vídeo no Toudu, partilhado no "Sina Weibo" (a versão chinesa do Twitter), descrevendo Da Xige como "o freak de Qingdao" e "monstro". Dessa forma, Da Xige foi transformada em uma celebridade da noite para o dia.
No entanto a reação do público não foi a esperada. A maioria das pessoas reprovou a atitude e acusou os autores de "gozarem com o sofrimento alheio para própria satisfação", outros afirmaram que Da Xige deveria receber "apoio e ajuda ao invés de sarcasmo e gozação", algumas pessoas inclusive levantaram a possibilidade de boicotar o site pela sua falta de compaixão e pediram a retirada do vídeo junto com um pedido de desculpas.
Normalmente transexuais podem esperar pouco mais de zombaria e sarcasmo na China, após serem expostas online. Mas nesse caso, após os detalhes sobre Da Xige terem sido revelados, ela rapidamente ganhou a simpatia nacional.
O "Ocidental Metropolis China Daily", um jornal popular no oeste da China, apelou para o cuidado e amor, ao invés de piadas e humilhações para grupos desfavorecidos. O editorial do jornal também criticou o tom de zombaria e a atitude indiferente de muitos.
Da Xige, cujo nome de registro é Liu Peilin, vive sozinha em uma favela de Qingdao. Com 56 anos Da Xige trabalha como coletora de lixo e está lutando para pagar 10.000 RMB (cerca de US $ 1.600) em dívidas que contraiu para pagar despesas médicas de sua mãe.
Segundo relatou a própria Da Xige, ela é obrigada a usar o fogo para se aquecer e cozinhar, porque não tem acesso a eletricidade. Apesar do risco que corre, Da Xige afirmou categoricamente que toma sempre as medidas de segurança, com colocar para fora todo o fogo antes de sair de casa. Da Xige suspeita que alguém tenha colocado fogo em sua casa de propósito.
Apesar da casa ter sido quase totalmente queimada. O quarto de Da Xige foi pouco atingido pelo fogo.
O blogueiro chinês Laoben Shizi, que visitou a vítima, relatou que Da Xige adora ler jornais e livros e tem o hábito de escrever diários. Segundo o blogueiro, há "uma pilha espessa de diários" no quarto de Da Xige.
Um relato não confirmado também diz que Da Xige vivia com um homem surdo e mudo que era muito bom para ela. Eles se separaram após o homem ter cometido um crime e ser enviado para a prisão. Da Xige ainda está esperando seu amor voltar.
Apesar de tudo de ruim que aconteceu com esse ser humano, essa não é apenas mais uma tragédia das várias que estamos, infelizmente, acostumados a ver. Acima de tudo essa é uma história de amor, solidariedade e esperança. A prova disso é a frase que Da Xige escreveu em seu espelho quebrado: "Um novo dia começou, vamos!"
Nossa, que postura linda e surpreendente, que história de vida, uma lição! Tenho muito medo da China, um país tão retrógrado e conservador, pena de morte e um povo tão carente de Direitos, mas ler tudo isso dá na gente alguma esperança...
ResponderExcluirBeijo,
Ricardo Aguieiras
aguieiras2002@yahoo.com.br
Comovente. É tudo o que sei dizer agora.
ResponderExcluirMe espanta - e me alegra ao mesmo tempo - saber que o povo chinês ficou favorável a Da Xige. Me pergunto o porquê de esse mesmo povo não ter feito ABSOLUTAMENTE NADA no caso daquela criancinha (uma menina, salvo engano) atropelada várias vezes seguidas em uma espécie de feira ao ar livre! Me espanta como o povo chinês é evoluído em algumas atitudes e BEM atrasado em outras.
ResponderExcluir