Sorodiscordantes: Quando o amor quebra as barreiras

Por: Julio Marinho

Normalmente, quando você encontra a "pessoa ideal" tudo parece lindo e maravilhoso. Melhor ainda se essa pessoa for alguém estável, apaixonada, inteligente, divertida e todos os clichês românticos que se possa imaginar. Isso cria a tal da "química perfeita", se é que ela exista.


Mas, seria essa tal "pessoa ideal" menos valiosa se ela fosse HIV+? Não deveria, mas para muitas pessoas a progressão: AIDS + X anos = MORTE, continua a ser um tabu e é totalmente infundada.

Hoje, graças aos tratamentos e medicamentos antirretrovirais, mais e mais pessoas têm uma qualidade de vida satisfatória, e, quem não leva em consideração a progressão acima, pode se envolver em um relacionamento sorodiscordante, ou seja, onde um é HIV- e o outro HIV+, sem maiores problemas.

Muita gente sequer sabe a sua condição quando começa um relacionamento, mas, depois de algum tempo, pode vir a ser diagnosticado como "positivo". Isto pode levar a uma ruptura e gerar muitas discordâncias. Para essas pessoas, além do drama de serem diagnosticadas como positivas, ainda há o fardo de serem abandonadas. Um cenário desastroso para quem está passando por um dos momentos mais delicados da sua vida, e todos sabemos o peso que o estado emocional tem numa hora dessas. A pessoa tem de ser muito forte e equilibrada para não desenvolver um quadro de depressão profunda numa situação dessas.

No entanto, a despeito dos que normalmente acontece, outras pessoas dão muito mais peso e valor aos seus sentimentos e decidem manter seus relacionamentos. O que se deve levar em consideração é se ambos são emocionalmente estáveis o suficiente para estarem em um relacionamento sorodiscordante. Muitas vezes nos esquecemos que, após a fase da "lua de mel", vem o choque de realidade e as pessoas se dão conta de que, todo relacionamento dá trabalho. E, como qualquer relacionamento, essa é uma via de mão dupla, sujeito a seus próprios desafios.

Em outros casos, pode-se conhecer uma pessoa consciente do seu estado. Este, a princípio, não é obrigado a revelar seu status, como muitos acreditam. Mas devem tomar as medidas preventivas, como qualquer outra pessoa, independentemente de serem ou não positivas. A revelação pode vir depois, quando da necessidade de se consolidar o relacionamento. Uma relação sorodiscordante é tão ou mais interessante do que qualquer outra. Em todos os casos, o diferencial é o amor, não o fato de um ser positivo ou não.

Portanto, há ainda muitas barreiras a serem quebradas em relação a AIDS, e, a simples menção dessa sigla provoca arrepios em alguns, mas com mais informação e menos preconceito, esses tabus tendem a diminuir. O que realmente importa é se há amor no relacionamento. Uma pessoa que ama tem mais condição de superar os obstáculos que a vida te empurra. Um relacionamento inclui cuidados e atenção à pessoa que se ama, independentemente se ela é ou não soropositiva. 




Comentários

  1. RICARDO AGUIEIRAS20/02/2012, 19:48

    Gostei tanto desse seu amoroso e delicado texto... vou compartilhar hoje, 2ª se carnaval... Sinto sua falta , meu grande amigo e irmão!
    Beijos,
    Ricardo Aguieiras
    aguieiras2002@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muito difícil encontrar algo do tipo falando sobre esse assunto, mt difícil mesmo.
    A palavra AIDS, traz sim arrepios em alguns, e falar abertamente sobre um relacionamento onde existe a sorodiscordância também é muito dificil.
    Sou homem e conheci meu companheiro em 2010,eu 29 e ele 34, vivemos juntos.
    Nos apaixonamos loucamente até que um dia ele disse querer terminar comigo, mas que estava sofrendo muito e revelou que era pq era soropositivo.
    Como se fosse hoje eu me lembro da minha reação: "ah, pára com essa história de ´gripe crônica´... o que vc tem é uma gripe que dura muitos e muito anos mas que vc se acostuma com ela..." enfim, vinha pela frente um dos mais difíceis momentos da minha vida.
    Ele estava no começo da terapia, eu sempre muito informado sobre o assunto, ele sente os tais arrepios ate hoje em ouvir o nome da doença (ate hj nao se informa sobre o assunto).
    Começamos nossa trajetoria, acompanhei cada momento dele, desde a introdução da medicação ate os dias ruins quando o sistema imunologico estava fraco e ele estava vulneravel a qualquer gripezinha.
    Sempre o tratei da maneira que trato a todos, sem preconceito ou distinção alguma. Ele na verdade é para mim tão normal quanto eu, falo sem demagogia.
    Me sentia na obrigação de faze-lo feliz por toda a depressão que ele ja havia passado por conta da sua sina, da sua doença, mas por obrigação de encontrar principalmente a minha felicidade.

    Certo dia, depois de algum tempo estar cuidando dele, resolvi pesquisar sobre a vida sexual dos casais sorodiscordantes.
    Deixo claro que quem cuida de tudo pra ele sou eu. Sou eu quem sei os nomes dos remedios, sou eu quem vai pega-los no posto, sou eu quem sei os efeitos colaterais, sou eu quem resolve e quem lê todos os exames, sou eu o seu "enfermeiro particular".

    Com base em todas as informações que já tinha sobre a situação dele resolvi fazer com que ele se sentisse feliz como eu me sentia ao ama-lo, resolvi que transariamos sem camisinha.
    Não sou cobaia de pesquisa, e nem me intitulo por irresponsavel, sei quais são os riscos, mas sei tbm que varios fatores sao favoraveis a nao contaminação através do sexo, claro que com base em muitas informações - muitas mesmo que me amparam na minha decisão.

    Mas, não é de sexo que estou falando. A mensagem que eu gostaria de passar é que eu o amei, não porque ele pensava que estava condenado, ou porque precisava de alguem que cuidasse dele, ou qualquer coisa que defina dependencia de alguem, eu o amei, simplesmente por amar, por saber que o HIV infelizmente faz parte da nossa vida - fato, mas que não me impediria de ser feliz.
    Gostaria de dizer para casais que passam pela mesma situação que eu, ou ate mesmo os soropositivos que sentem-se inferiores por serem portadores do virus:_é possível ser feliz, é possivel você soropositivo fazer o seu parceiro negativo muito feliz, você é igual a todas as pessoas, nada lhe difere das demais, existe alguem pra viver ao seu lado esperando voce para ser feliz!!!
    Não sinto o minimo orgulho por achar que estou fazendo algo nobre, sinto orgulho de mim, por simplesmente conseguir amar e ser amado, por ser feliz e encontrar felicidade onde muitas pessoas não encontrarao.
    O hiv é só um capítulo na história, acordo todos os dias eu sequer dou bola para ele, de seis em seis meses ele tenta virar o centro das atenções quando meu companheiro faz o exame periódico, mas o virus perde a batalha e continua adormecido, não nos incomoda.

    Existem sim muitas barreiras para serem quebradas em relação a AIDS, não acredito que não haja o amor para essas pessoas. Encontrei no inesperado, meu grande amor, minha vida, meu tesouro, encontrei meu amor maior. Te amo CA.

    ResponderExcluir
  3. sou soro+ desde 2006 e sei que permanecerei sozinho para o resto da vida porque sou timido alem disso...

    ResponderExcluir
  4. Não diga isso Senhor Unknown, sou soro negativa e meu marido soro positivo e estamos juntos a quase tres anos e somos muito felizes...
    tenho certeza que ainda existe Amor neste mundo
    entre em contato não fique pra baixo, meu blog é http://karoladiscorda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa que lindo essa história, entrei agora no google para tentar pesquisar sobre casais sorodiscortantes... sou +; e estou conhecendo um rapaz que esta me fazendo muito feliz... ainda nao tive coragem de ir pra cama com ele, até pq estamos nos conhecendo, e esta sendo maravilhoso... sei q a hora vai chegar, mas não sei como estara minha cabeça nesse momento, meu medo de que algo de ruim possa acontecer...

    Estou simplesmente encantado por ele, apaixonado e sinto que é tudo reciproco... tenho em meu pensamento de que ele vai compreender e aceitar, visto que ele é da área de saúde os conhecimentos sobre são muito mais amplos. Mas ele esta numa fase complicada, escrevendo a tese dele, então trazer esse assunto agora pode prejudicar tanto o que pensamos em construir como o que ele pensa pro futuro profissional dele.

    Qual será o momento certo para termos essa conversa? Constantemente me pergunto a isso.

    Bom pessoas que aqui leram esse lindo post, os que comentaram... todos q de alguma forma passaram ou estão passando pela mesma situação e quiserem me ajudar... será muito bem vindo...


    deixo aqui meu email de contato: kca.alencar@hotmail.com


    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão aceitos!