"ABGLT parabeniza Zé Dirceu pela defesa da cidadania de todas as pessoas
Prezado José Dirceu de Oliveira e Silva - Companheiro Zé Dirceu, de tantas lutas contra todas as formas de opressão.
Como profissional de direito, articulista e político, você foi muito feliz ao defender a laicidade do Estado e o direito das pessoas à individualidade, à autonomia, à dignidade, à igualdade*.
Estamos perplexos com certos posicionamentos do governo federal que não estão de acordo com as bandeiras históricas do PT - que tem uma trajetória de compromisso com os direitos humanos e com o combate à homofobia.
Estamos realmente preocupados com o rumo que está tomando a discussão sobre os direitos das pessoas LGBT no Brasil, particularmente no último ano no excutivo e legislativo:
- o projeto de criminalização da homofobia está parado no Congresso Nacional.
- houve um veto explícito do material educativo do projeto Escola sem Homofobia, do Ministério da Educação, pela própria presidenta Dilma.
- houve, agora, um veto/censura à campanha de prevenção de Aids no Carnaval, segundo consta, novamente determinado pela presidenta Dilma.
Estes são apenas três exemplos de retrocesso na caminhada pela garantia da igualdade entre todas as pessoas, no combate à violência, ao preconceito, à discriminação.
Como diria nosso querido Lula: "nunca antes neste país" o governo federal foi tão pautado por posições das bancadas religiosas fundamentalistas, que não têm compromisso com os direitos humanos.
Estamos ocupando espaços na mídia e no Ministério Público para denunciar esses problemas. Além de já ter feito denúncias nos espaços de controle social em que estamos representados (Conselhos, Grupos de Trabalho, Conferências entre outros) E em breve faremos todas as denúncias internacionais com os devidos protestos de rua que aprendemos a fazer durante todos esses anos de luta.
Agora mesmo voltamos às ruas na III Marcha Nacional Contra Homofobia. Queremos que o governo federal retome as políticas de combate à homofobia e tire do papel as diretrizes aprovadas na II Conferência LGBT, ocorrida em dezembro de 2011.
É fundamental pautar esta discussão dentro do Partido dos Trabalhadores, como você bem recomenda. Afinal, o PT é o Partido da Presidenta Dilma e é o depositário de tantas esperanças dos movimentos sociais e de milhões que lutaram e lutam por transformação e justiça.
Parabéns pela lucidez e pela forma tranquila, mas firme, com a qual você abordou um tema tão caro para a comunidade LGBT brasileira.
Parabéns por estar firme e forte no bom combate em favor das causas justas, contra todo e qualquer tipo de discriminação e preconceito, pela garantia da laicidade do Estado.
Toni Reis
Presidente da ABGLT"
Diante disso, só posso lamentar que a ABGLT se preste a esse papel ridículo de parabenizar um sujeito como José Dirceu. Um homem que protagonizou um dos maiores escândalos de corrupção que o país já presenciou. Desconheço qualquer manifestação que José Dirceu tenha dado em favor na nossa luta, mas, mesmo que o tenha feito, isso não muda em nada o fato desse senhor ser quem é, nem de ter feito o que fez.
O fato desse senhor ter, supostamente, feito uma ou outra declaração a favor dos direitos civis dos cidadãos LGBTs, não faz dele um aliado, mas sim um oportunista. José Dirceu foi Ministro-Chefe da Casa Civil no governo do presidente Lula de 1 de Janeiro de 2003 até 16 de Junho de 2005, em momento algum se manifestou a nosso favor, porque cargas d'água o fez - se, fez - agora? Gostaria muito que a ABGLT se manifestasse. Aguardemos!
Se Toni Reis quiser fazer o que quiser com o José Dirceu, criminoso notório, ele que faça! Mas não - e NUNCA! - em nome da ABGLT, que representa centenas de organizações e entidades pelo Brasil. Esse direito ele não tem! Fiz uma gozação em cima disso, veja: http://www.facebook.com/photo.php?fbid=3399846479781&set=a.1732714882533.2095732.1378362043&type=1&theater
ResponderExcluirBeijos,
Ricardo Aguieiras
aguieiras2002@yahoo.com.br
Júlio, parabéns mais uma vez pelo texto. Esse "senhor" José Dirceu tem um passado nebuloso e como você bem disse está sob investigação e suspeita de atos de corrupção e outros e não merece ser "parabenizado" por nada, muito menos pela causa LGBT.
ResponderExcluirEdnilson Garcia Blanco
Eu enquanto cidadão, ativista e editor do blog Ativismocontraaidstb.blogspot.com, tambem concordo com a posição do autor.
ResponderExcluirMas vejo tambem que essa nota, mesmo de aparente falta bom senso serviu de ponto para que pautemos este assunto tão complicado que é a cidadania dos lgbts. Em defesa da Homolesbicotransfobia.
Vamos discutir mais esse tema assim poderemos tentar chegar a algum lugar.