A ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) solicitou ao Ministério Público de São Paulo uma investigação sobre o caso de um jovem homossexual, que foi supostamente "curado" durante um programa de TV da IURD (Igreja Universal do Reino de Deus).
No vídeo o rapaz, identificado como Leandro, passa por um processo chamado "libertação" onde é exorcizado e "curado" pelos bispos Clodomir Santos e Edir Macedo, fundador da Igreja. Segundo os bispos o jovem se tornou gay porque um vizinho fez um "trabalho de macumba" contra ele.
Durante o "exorcismo", os bispos gritam "queimando, queimando, queimando" para o "demônio", enquanto o rapaz grita e se contorce no chão. Após o término do processo, o jovem volta ao seu estado "normal" e diz que se sente melhor. Depois, agradece aos bispos da Universal, por ter sido libertado e curado.
Segundo a ABGLT, o vídeo é a prova irrefutável de que houve charlatanismo. No artigo 283 do Código Penal brasileiro (Inculcar ou anunciar cura por meio secreto ou infalível), esse crime pode levar os envolvidos a uma pena de detenção de três meses a um ano, e multa.
Apesar da Constituição garantir a liberdade de culto, a homossexualidade não pode ser tratada como uma doença. A homossexualidade não é considerada mais doença de 1990 pela Classificação Internacional de Doenças (CID10), da Organização Mundial da Saúde (OMG). "Parece-nos que o vídeo em questão, assim como vários outros disponíveis na internet com conteúdos parecidos, é uma prova cabal da prática do charlatanismo, uma vez que divulga publicamente a suposta 'cura' de uma condição que não é doença, além de disseminar a demonização e manifesta intolerância da homossexualidade", diz o requerimento encaminhado pela ABGLT ao MP.
É esse tipo de atitude que esperamos da ABGLT, não elogios baratos a pessoas tordas, como os feitos recentemente ao senhor José Dirceu (aqui). Espero também que o Ministério Público acolha a denúncia. Não é possível que esses charlatães continuem nos demonizando sem que nada seja feito.
Abaixo o vídeo. Assista por sua conta e risco, mas aviso, é preciso ter estômago forte.
O CHARLATANISMO de determinadas seitas religiosas, ditas evangélicas, está tomando proporcoes assustadoras em nosso país. Agora fica a pergunta: Se é ilegal, segundo o Conselho de Psicologia, que Psicólogos tratem pacientes que sao gays como doentes, o mesmo nao é válido para essas igrejas como a Universal? Se um Psicólogo pode perder seu direito de atuar, uma igrejinha dessas também nao corre o risco de ser fechada por "curandeirismo" ou por preconceito?
ResponderExcluirem suzano na rua 9de julho ta tendo mãe valeria de ogumfalça vidente
ResponderExcluir