ABGLT acusa bispos da IURD de charlatanismo

A ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) solicitou ao Ministério Público de São Paulo uma investigação sobre o caso de um jovem homossexual, que foi supostamente "curado" durante um programa de TV da IURD (Igreja Universal do Reino de Deus).

No vídeo o rapaz, identificado como Leandro, passa por um processo chamado "libertação" onde é exorcizado e "curado" pelos bispos Clodomir Santos e Edir Macedo, fundador da Igreja. Segundo os bispos o jovem se tornou gay porque um vizinho fez um "trabalho de macumba" contra ele.

Durante o "exorcismo", os bispos gritam "queimando, queimando, queimando" para o "demônio", enquanto o rapaz grita e se contorce no chão. Após o término do processo, o jovem volta ao seu estado "normal" e diz que se sente melhor. Depois, agradece aos bispos da Universal, por ter sido libertado e curado.

Segundo a ABGLT, o vídeo é a prova irrefutável de que houve charlatanismo. No artigo 283 do Código Penal brasileiro (Inculcar ou anunciar cura por meio secreto ou infalível), esse crime pode levar os envolvidos a uma pena de detenção de três meses a um ano, e multa.

Apesar da Constituição garantir a liberdade de culto, a homossexualidade não pode ser tratada como uma doença. A homossexualidade não é considerada mais doença de 1990 pela Classificação Internacional de Doenças (CID10), da Organização Mundial da Saúde (OMG). "Parece-nos que o vídeo em questão, assim como vários outros disponíveis na internet com conteúdos parecidos, é uma prova cabal da prática do charlatanismo, uma vez que divulga publicamente a suposta 'cura' de uma condição que não é doença, além de disseminar a demonização e manifesta intolerância da homossexualidade", diz o requerimento encaminhado pela ABGLT ao MP.

É esse tipo de atitude que esperamos da ABGLT, não elogios baratos a pessoas tordas, como os feitos recentemente ao senhor José Dirceu (aqui). Espero também que o Ministério Público acolha a denúncia. Não é possível que esses charlatães continuem nos demonizando sem que nada seja feito.

Abaixo o vídeo. Assista por sua conta e risco, mas aviso, é preciso ter estômago forte.


Comentários

  1. O CHARLATANISMO de determinadas seitas religiosas, ditas evangélicas, está tomando proporcoes assustadoras em nosso país. Agora fica a pergunta: Se é ilegal, segundo o Conselho de Psicologia, que Psicólogos tratem pacientes que sao gays como doentes, o mesmo nao é válido para essas igrejas como a Universal? Se um Psicólogo pode perder seu direito de atuar, uma igrejinha dessas também nao corre o risco de ser fechada por "curandeirismo" ou por preconceito?

    ResponderExcluir
  2. em suzano na rua 9de julho ta tendo mãe valeria de ogumfalça vidente

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão aceitos!