Presidente da Federação Alemã de Futebol encoraja jogadores a sair do armário

Theo Zwanziger, presidente da Federação Alemã de Futebol, tem incentivado um fórum de discussão sobre a sexualidade no desporto profissional.

De acordo com o presidente, que deixará o cargo em março próximo, "a sociedade está mais aberta do que há alguns anos para aceitar a homossexualidade de qualquer jogador", muito embora o reconhecidamente seja difícil, vivemos o melhor momento para jogadores de futebol gays tenham a "coragem de ser elas mesmas". Para Zwanziger, sair do armário seria muito benéfico para os jogadores, a medida que deixariam de perder energia, tentando esconder sua verdadeira orientação sexual.
 
Além de Zwanziger, outros dois jogadores alemães, o atacante Mario Gomez e o goleiro Manuel Neuer, encorajaram seus colegas a falarem abertamente sobre sua sexualidade.

Estas declarações foram dadas após o capitão da seleção alemã, Philipp Lahm declarar que a sociedade não está pronta para aceitar a homossexualidade de jogadores de futebol. De acordo com Lahm: "O futebol é como os jogos de gladiadores da antiguidade", "Sem dúvida, os políticos até podem sair do armário hoje, mas eles não tem que jogar todas as semanas para um público de 60.000 pessoas". Até agora, nenhum atleta profissional na Alemanha reconheceu publicamente sua homossexualidade.

A sociedade nunca estará preparada, enquanto as pessoas continuarem presas em seus armários. Sejam elas pessoas comuns, ou jogadores de futebol. A saída do armário é o nosso passaporte para um mundo melhor e mais igualitário.

Comentários