Ativista lésbica assume Ministério da Saúde do Equador

O Presidente do Equador, Rafael Correa, nomeou Karina Vance Mafla, lésbica assumida e ativista LGBT, como Ministra da Saúde.

Vale ressaltar que, Rafael Correa é católico conservador, e é contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo. "Sou progressista em economia e em questões sociais mas não posso aceitar o aborto nem o casamento entre pessoas do mesmo sexo. No terreno moral sou muito conservador porque sou católico praticante." Já havia declarado Rafael ao jornal "El Mercurio".

Mesmo assim Karina foi anunciada após a renúncia de David Chiriboga, que teve que deixar o cargo após a visita que o Presidente fez ao "Hospital Baca Ortiz", onde encontrou vários problemas de "negligência e ineficiência", como o caso de uma menina que caiu do quarto andar por conta de um elevador danificado.

A nomeação de Vance, foi bem recebida pelo grupo "Equal Rights Now", que defende a igualdade, justiça e visíbilidade de indivíduos e grupos LGBTs no Equador.

O grupo espera que Vance "enfrente e resolva, sempre que possível, as questões negligenciadas por este Ministério, como as atividades ilegais das chamadas 'clínicas para cura de homossexuais' que operam no país".  O grupo também espera que a nova Ministra preencha as lacunas que existem na distribuição dos antiretrovirais para pessoas com HIV, e políticas de cuidados adequadas no Sistema Público de Saúde para as pessoas LGBTs, que por sua condição, tendem a ser discriminadas.

Existe uma leve brisa trazendo um ar fresco de justiça e igualdade, em relação aos direitos civis dos cidadãos LGBTs na América Latina, menos no Brasil, que está...

Comentários