Novo Primeiro-Ministro da Espanha se opõe ao casamento gay

A eleição de Mariano Rajoy como Primeiro-Ministro da Espanha, alarmou toda a comunidade LGBT daquele país, por temor de que ele possa querer abolir a igualdade no casamento.

Rajoy disse anteriormente que apoia a união civil para casais do mesmo sexo, mas não acha que eles deveriam ser capazes de se casar.

O Partido Popular já interpôs recurso no Tribunal Constitucional da Espanha contra a lei, marco do país em 2005, que concedeu os direitos de casais do mesmo sexo se casarem.

A Espanha se tornou o terceiro membro da União Europeia, após Bélgica e Holanda, a permitir casamentos entre pessoas do mesmo sexo, a frente de Portugal e Suécia.

20 mil casais gays já se casaram na Espanha desde 2005.

De acordo com o Huffington Post, o temor de que Rajoy poderia retroceder em matéria de igualdade de direitos, levou a um aumento considerável no número de casamentos homoafetivos ao longo das últimas semanas.

No início deste mês, o pop star Ricky Martin, teria obtido a cidadania espanhola, com a esperança de poder se casar com seu parceiro, Carlos Gonzalez.

O casamento homoafetivo não é a única questão social controversa que Rajoy pretende atacar. Segundo a Reuters, ele pretende também eliminar a possibilidade de menores de 16 ou 17 anos de idade de abortarem sem o consentimento dos pais.

Comentários