Magic Johnson: 20 anos com HIV

Já fazem 20 anos desde que o famoso jogador de basquete, Magic Johnson, anunciou publicamente estar infectado pelo vírus HIV. Desde então, Magic tem trabalhado para levar ao mundo sua mensagem de conscientização.

Earvin "Magic" Johnson Jr. anunciou em 07 de novembro de 1991 que havia contraído o vírus HIV e, por conta disso, resolveu encerrar sua carreira. Hoje, sem se arrepender da decisão, pensa - levando em consideração o conhecimento que tem hoje - que poderia ter continuado. "Provavelmente, não deveria ter me retirado", no entanto, "Naquele tempo foi a decisão certa", afirmou.

O principal armador dos Los Angeles Lakers durante 12 temporadas, de 1979 a 1992, conquistou cinco títulos da NBA e foi considerado por três vezes o melhor jogador da NBA, em 1987, 1989 e 1990.  Magic lembrou que jogou "contra os melhores, como Michael Jordan e Larry Bird. E sempre pensei que isso fosse a coisa mais difícil da minha vida." "Mas", reconheceu ele, "ir para casa e contar a minha esposa que eu tinha HIV, foi realmente o momento mais difícil."

O fato de Johnson ter assumido a sua condição de soropositivo, foi usado para combater muitos dos preconceitos que existiam na época, e alertar que TODOS são vulneráveis ​​ao HIV, não apenas a comunidade gay: "As vezes não se dá a devida importância as notícias a este respeito, e acaba-se acreditando que isso nunca vai acontecer com você. Pensa-se que isso só acontece com gays e nunca conosco. "

Desde então, o ex-atleta decidiu encarar de frente a realidade e veem lutando para tornar o mundo ciente dos riscos e perigos do HIV e da AIDS. Johnson tem viajado ao redor do mundo para discutir estas questões, e se colocando como um exemplo para todas as pessoas que vivem com HIV. "Eu nunca pensei que iria morrer, eu estou aqui para isso. Toda minha vida eu sempre fui um lutador.", afirmou.

Aos 52 anos, Magic continua a lutar contra a doença, e hoje seu tratamento é bem mais leve do que o no início, onde era obrigado a ingerir 15 comprimidos diariamente. "Costumo dizer que sou bom e mau em relação ao vírus", brinca Johnson: "Bom, porque eu estou bem, posso sair e fazer coisas para me animar e encorajar as pessoas a fazerem o teste". No entanto, Johnson tem consciência do lado ruim da sua situação. O fato de estar tão bem, pode levar algumas pessoas a fazerem um julgamento errado e achar que não necessitam serem tão cautelosas diante do perigo de contágio do HIV.

"As pessoas desvalorizam o fato de contraírem o HIV, pois a espectativa de vida aumentou para os portadores do vírus, mas esquecem-se que somente este ano irão morrer mais de dois milhões de pessoas infectadas", concluiu.

Magic Johnson, que vem dedicando boa parte da sua vida a luta contra a AIDS, anunciou segunda-feira que a sua fundação doou um milhão de dólares para esta causa.

Comentários