Justiça nega pedido de conversão de casamento a Carlos Tufvesson e André Piva

Carlos Tufvesson e André Piva tiveram seu pedido de conversão de sua união estável em casamento civil negado pela justiça do Rio de Janeiro. O juiz Luiz Henrique Marques declarou que, "seja através de conversão da união estável, seja por intermédio de habilitação direta, a lei não admite casamento entre pessoas do mesmo sexo".

O casal recorreu ontem mesmo ao STF (Supremo Tribunal Federal). Vale lembrar que, em maio desse ano (aqui), o STF decidiu que não existem diferenças entre relações estáveis entre héteros e homossexuais. E, para reforçar a decisão do STF, no dia 25 do mês passado (aqui) o STJ (Superior Tribunal de Justiça) autorizou o casamento entre um casal de lésbicas do Rio Grande do Sul.

Carlos Tufvesson, coordenador especial de Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio de Janeiro, e André Piva, um dos arquitetos mais requisitados da cidade, estão juntos há 16 anos e já haviam marcado a festa para o dia 14 de novembro, no Museu de Arte Moderna. Mesmo diante da negativa da justiça Carlos afirmou que "A festa está mantida".

Carlos ainda deu a seguinte declaração ao jornal Folha de São Paulo: "Lutei a minha vida inteira por isso e agora estou me sentindo um cidadão de segunda categoria, sem direitos".

Óbvio que eles irão conseguir, afinal de contas, o STF não irá negar algo que já havia decidido a favor, mas o problema maior não é esse, o problema são duas pessoas que se amam terem que passar por esse tipo de constrangimento. Isso mostra o quanto ainda estamos vulneráveis em relação aos nossos direitos. Prova que ainda temos um longo caminho a percorrer.

Comentários

  1. Só quero afirmar que dois homens e/ou duas mulheres não são um casal mas um par. Casal são dois seres de sexo diferente. homem com homem e mulher com mulher não acasalam, apenas se juntam.

    ResponderExcluir
  2. Afirma isso com base apenas em seu preconceito (claramente de origem religiosa), nada mais! Cadê a comprovação CIENTÍFICA disso, para que você possa afirmar? Traga evidências - e por favor, use Ciência para trazer as evidências, não Teologia ou Bíblia; Teologia e Bíblia não são Ciências.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão aceitos!