Passaporte britânico passa a permitir as opções mães e pais do mesmo sexo

Defensores dos direitos dos cidadãos LGBTs do Reino Unido já podem comemorar. O Passaporte britânico passará a permitir, até o final do ano, as opções "progenitor um" e "progenitor dois". Como  já acontece nos EUA (noticiado aqui).

As alterações também vão permitir que pessoas transgêneras e transexuais possam optar por não identificar o seu gênero.

As mudanças vieram depois que ativistas LGBTs queixaram-se de estarem sendo obrigados a utilizar termos tradicionalmente heterossexuais para identificar os pais, e que isso seria uma forma discriminatória para tratar famílias formadas por casais do mesmo sexo. Já ativistas anti-gays queixam-se que as mudanças irão "denegrir" os papéis de mães e pais.

O Ministério do Interior diz que os novos formulários garantirão que os passaportes serão emitidos de forma segura, identificando de forma correta as famílias.

"Estas mudanças vêm simplesmente refletir as realidades da vida moderna das famílias - tornando mais claro aos pais do mesmo sexo o processo de pedido de passaportes para seus filhos e mais simples para os funcionários processá-los." Afirmou Sam Dick, chefe de política dos direitos dos homossexuais do grupo Stonewall.

Por outro lado Norman Wells, diretor do Family Education Trust, disse: "Falar de 'pai um' e 'pai dois' denigre o papel de ambos os pais como as mães.". Segundo Wells, "pais e mães não são intercambiáveis, eles têm papéis bem distintos para atuar no cuidado e educação de seus filhos." Como se casais formados por pessoas do mesmo sexo também não o tivessem, fala sério!

Um porta-voz do Serviço de Identidade e Passaportes (IPS) afirmou: "É essencial que qualquer pai forneça as informações necessárias sobre a sua condição de pai ou tutores ​​quando fazem um pedido de passaporte em nome de seu filho. Isso protege os interesses da criança e garante que os serviços sejam capazes de emitir passaportes de forma segura para a pessoa certa." Concluindo que, "o formulário de pedido de passaporte irá, portanto, ser atualizado para incorporar pais do mesmo sexo.". Muito bem!

Não vai mudar nada para as famílias "tradicionais", mas o vício da pentelhação não permite que eles enxerguem isso.

Comentários