Dica de cinema: Ander


Hoje trazemos mais uma dica cinematográfica. O filme Ander, 2009, do diretor e roteirista Roberto Castón.

Este poderoso drama romântico narra a relação entre um camponês basco quarentão, Ander, e um jovem imigrante peruano, José. Ander leva uma vida rotineira, cuidando de seu pedaço de terra, onde vive com a mãe e a irmã, e trabalhando como operário numa fábrica de bicicletas. Certo dia, ele sofre um acidente e quebra a perna. Contra a vontade da mãe, a família contrata um jovem peruano para tocar as tarefas caseiras. A presença de José muda o ritmo do lugar e muda principalmente a vida de Ander, que passa a ter sentimentos até então desconhecidos, o que provoca conflitos internos. Suas relações com Peio, o melhor amigo, e com Reme, a prostituta da comarca, também tomam novos rumos com a chegada de José e levam Ander a tomar uma posição.

Filme forte, áspero e verdadeiro. O mais interessante é como o diretor cria os personagens ao redor de Ander: A mãe, a paixão dela, Reme, Peio, criando um universo em torno deste personagem. A descoberta do amor entre os protagonistas é tenso e belo. A trilha sonora também é uma delícia. Vale muito a pena assistir!

Ficha técnica:

Título Original: Ander
Gênero: Drama, Romance
Direção: Roberto Castón
Roteiro: Roberto Castón
Elenco: Pilar Rodríguez (Mãe), Mamen Rivera (Reme), Eriz Alberdi (Iñaki), Leire Ucha (Arantxa), Pako Revueltas(Peio), Christian Esquivel (José), Joxean Bengoetxea (Ander)

Onde baixar: Intercinegay

Comentários