Justiça colombiana passa para o Congresso decisão sobre casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Após oito horas de deliberações, o Tribunal Constitucional da Colômbia deixou para o Congresso a decisão de aprovar ou não o casamento entre casais do mesmo sexo. O alto tribunal considerou que a mudança na legislação deve ocorrer através de uma emenda a Constituição que estende o conceito de casamento, instituído no país desde 1887. Com o argumento de que, Câmara e o Senado devem "superar o estado de omissão legislativa" sobre o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, os magistrados deram um prazo de dois anos para que a matéria seja analisada. O prazo vai até 20 de julho de 2013.

A decisão que iria favorecer milhares de cidadãos LGBTs colombianos, eliminaria da definição legal de matrimônio a expressão "união de um homem e uma mulher".

Ativistas do movimento LGBT disseram que a decisão só foi enviada ao Congresso por pressão das igrejas (católica e evangélica) e de partidos políticos mais conservadores.

"A comunidade eclesiástica sabe que, na atual configuração legislativa, conseguir a aprovação no Congresso será mais difícil. Os conservadores têm muita força, e há muitos parlamentares ligados a igreja", argumenta Maurício Garcés, ativista LGBT.

"Nós ficamos tristes com isso. Eu realmente tenho planos de me casar, porque de fato, temos uma família. Somos nós duas e meus filhos, que consideram minha companheira como sua segunda mãe". Lamentou Stella Pinzón, que há oito anos mantém união estável com Ana Maria Hernandez.

Enfim, é realmente lamentável que, mais uma vez, forças obscurantistas tenham atravessado o caminho da igualdade de direitos. Enquanto nós lutamos por sermos reconhecidos como pessoas normais, que  cumprem seus deveres e por conta disso deveriam ter os mesmo direitos, forças contrárias aos direitos humanos se empenham ao máximo para barrar essas conquistas.

Mas, apesar disso tudo, o importante é não desistir, até porque, é exatamente isso que "eles" esperam. Vamos continuar lutando sim!

Comentários