Inglaterra poderá dar status de casamento as uniões civis LGBTs.

LONDRES - A imprensa britânica informou neste domingo que o governo britânico deve anunciar plena igualdade no casamento para gays e lésbicas, permitindo que casais homossexuais se casem em cerimônias nas igrejas.

O Ministério do Interior não quis comentar sobre os relatórios, mas indicou que um anúncio seria feito em breve.

As parcerias civis foram introduzidas na Grã-Bretanha em dezembro de 2005. Elas dão aos casais gays quase exatamente os mesmos direitos que casais heterossexuais. Entretanto, segundo as regras atuais, essas cerimônias são celebradas por agentes do governo, em prédios públicos e não podem conter elementos religiosos, como o canto de hinos e leituras da Bíblia.

No entanto, alguns ativistas argumentam que a diferença de status entre casamento e sociedade civil, significa que ainda há um estigma ligado aos relacionamentos homoafetivos. Cidadãos LGBTs britânicos tomam tal diferença, como uma forma clara de discriminação. Por conta disso, alguns grupos estão fazendo pressão pela igualdade total.
 
Como não poderia deixar de ser, a notícia já provoca uma forte reação de alguns grupos tradicionalistas religiosos. A Igreja da Inglaterra, já disse que não permitirá que qualquer um de seus edifícios seja usado para cerimônias desse tipo. Em contra partida, alguns grupos religiosos mais liberais, veem essas questões com mais simpatia.

A mudança na verdade apenas acaba com a proibição de qualquer referência religiosa, mas não obriga nenhum templo religioso de celebrar tais cerimônias. Resumindo, religiosos poderão continuar a exercer sua já costumeira intolerância, assim como a liberdade que sempre tiveram de incitar o ódio.

Comentários