Chris Brown troca ofensas homofóbicas no Twitter.

Semana passada, dia 29, o Twitter foi palco de mais uma guerra entre celebridades. Chris Brown, que ano retrasado já havia se envolvido numa polêmica, ao agredir fisicamente sua então namoda Rihanna, desta vez se envolveu em uma troca de ofensas e acusações, com outro rapper, Raz B, cujo nome verdadeiro De'Mario Monte Thornton, é ex-integrante do grupo B2K. 

O que poderia ser apenas uma disputa entre duas celebridades, logo descambou para acusações e insultos com teor homofóbico. Os insultos começaram quando RazB fez referências as agressões de Chris a Rihanna, "não entendo como Chris Brown pode desrespeitar uma mulher como Rihanna". Brown rebateu dizendo que Raz era gay e queria chamar a atenção, e fez referência ao fato do rapper ter revelado que havia sido molestado sexualmente no passado por Chris Stokes, ex-empresário da banda. Na época Raz acusou Stokes de ter forçado os meninos do B2K a fazer orgias com os gestores, agentes, amigos e uns com os outros, uma prática que, aparentemente, continuou até o fim do grupo. Brown, ao fazê-lo, conseguiu mostrar como cyberbullying com base na orientação sexual é muito fácil e comum. Além disso, quando esse tipo de manifestação homofóbica parte de uma celebridade, a ênfase é muito maior.

Imediatamente várias pessoas se manifestaram também através do Twitter e exigiram um pedido de desculpas, tanto a Chris Brown quanto a RazB. No mesmo dia, depois dúzias de e-mails, RazB se desculpou. 24 Horas depois, Chris Brown fez o mesmo. "Ontem aconteceu uma lamentável falha de julgamento, provocada por ataques públicos via Twitter do Raz B que, estava muito empenhado em chamar  atenção. As palavras não conseguem expressar como pesaroso e frustrado eu estou me sentido pelo que transpareceu publicamente no Twitter", disse Brown em comunicado. "Eu tenho aprendido, ao longo dos últimos anos, a ser mais tolerante e contrário a atos de violência contra qualquer pessoa... E para os meus comentários peço desculpas, do fundo do meu coração".

Brown, em seguida, acrescentou um comentário dirigido aos fãs LGBTs. "Eu amo todos os meus fãs, gays e heterossexuais. Tenho amigos de todas as esferas da vida e eu estou comprometido, com ajuda de Deus, a continuar a me tornar uma pessoa melhor", concluiu.

Será um momento de aprendizado para os 1,2 milhões de seguidores de Chris Brown e RazB? O que todos devem entender é que, o cyber-bullying tem consequências trágicas, como já vimos muitas vezes ao longo dos anos. É lamentável que duas celebridades tentem superar o outro em termos de retórica homofóbica, isso apenas reforça a intolerância e o ódio dirigido a pessoas LGBTs.
 
Não é de hoje que a cena rapper está envolvida por polêmicas de teor homofóbico. Ano passado o rapper 50 cent fez ameaças, também via Twitter, ao blogueiro Perez Hilton. "Perez Hilton me chamou de idiota, então pedi para um amigo atirar em um casamento gay. Não era o casamento dele (Perez), mas mesmo assim já me sinto melhor".

Eminem, cujo nome verdadeiro é Marshall Mathers III, é outro que em seu início de carreira falava de sua vontade de aterrorizar e matar gays."Vou te apunhalar se você for gay", dizia em uma de suas letras. Eminem sempre usou em suas letras toques cruéis de homofobia e misoginia. Após uma período de baixa na carreira, Eminem voltou a fazer sucesso e mudou sua postura, inclusive se disse favorável ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Esses são só alguns exemplos do que acontece no mundo do rap, que é o mais homofóbico dos gêneros musicais . Mas essa ideologia preconceituosa precisa mudar, e todos, especialmente figuras públicas, precisam ser responsabilizadas por seus atos.

Comentários