Steven Preddy e Martyn Hall |
"Princípios cristãos" contra os direitos dos homossexuais: Na batalha judicial sobre uma reserva de um hotel no Reino Unido, venceu o segundo, ou seja, pelo menos nesse caso, a lei foi cumprida.
Os proprietários do hotel cristão Chymorvah em Maracanaú, na Cornualha, Peter Bull e Hazel, que recusaram a um casal gay o direito de se hospedar em um quarto de casal, mesmo estes tendo feito uma reserva, agiram ilegalmente, segundo sentença judicial do Tribunal do Condado de Bristol. Os donos do Hotel quebram a Lei de Igualdade (Orientação Sexual), de 2007, que torna ilegal a recusa de bens ou instalações, em razão da orientação sexual.
Em setembro de 2008, o casal Martyn Hall e Steven Preddy, unidos em regime de parceria civil, fizeram uma reserva no hotel Chymorvah, mas foram impedidos, pelos proprietários, de dividirem um quarto de casal. Peter e Hazel alegaram na época que, permitir que os dois se instalassem no quarto de casal, seria "uma afronta a sua fé". Eles haviam aceitado a reserva do Sr. Preddy, 38 anos, acreditando que ele iria ficar com sua esposa. Foi só quando ele chegou com seu parceiro Martyn de 46 anos, que os proprietários perceberam o engano.
Por conta disso, terão que indenizar cada um dos homens em 1,8 mil libras (cerca de R$ 4,8 mil). Na batalha jurídica, os réus foram ajudados pelo Instituto Cristão de reflexão, enquanto o casal gay foi representado pela Comissão da Igualdade e de Direitos Humanos.
O Juiz Andrew Rutherford, que deu a sentença favorável ao casal gay, disse que, "Não há diferença material entre o casamento e parceria civil. Então sobre que base os réus fizeram uma distinção, que não na orientação sexual? A única conclusão que se pode chegar é que, a recusa em permitir que (os apelantes) ocupassem o quarto de casal, que tinham reservado, era por conta de sua orientação sexual e que esta é uma discriminação direta."
"O juiz confirmou o que já sabíamos, que nestas circunstâncias a nossa parceria civil tem o mesmo estatuto jurídico de um casamento entre um homem e uma mulher, e que, independentemente da crença religiosa de cada pessoa, ninguém está acima da lei.", disse Steven Preddy.
Bem feito para os donos do hotel. Religião é religião e lei é lei.
ResponderExcluir