Dr. Drauzio Varella fala sobre a violência contra homossexuais.

Tomo a liberdade de reproduzir esse texto impressionantemente lúcido e claro publicado na Folha de São Paulo no dia 04/12, do Dr. Drauzio Varella, respeitadíssimo médico e escritor de quem, aliás, sempre fui fã. 

O texto está disponível apenas para assinantes. Uma pena, já que, algo tão precioso não poderia de forma alguma ficar limitado a apenas alguns. Justamente por isso tomei essa liberdade.
 
Violência contra homossexuais

"A HOMOSSEXUALIDADE é uma ilha cercada de ignorância por todos os lados. Nesse sentido, não existe aspecto do comportamento humano que se lhe compare.

Não há descrição de civilização alguma, de qualquer época, que não faça referência a mulheres e a homens homossexuais. Apesar de tal constatação, esse comportamento ainda é chamado de antinatural.

Os que assim o julgam partem do princípio de que a natureza (leia-se Deus) criou os órgãos sexuais para a procriação; portanto, qualquer relacionamento que não envolva pênis e vagina vai contra ela (ou Ele).

Se partirmos de princípio tão frágil, como justificar a prática de sexo anal entre heterossexuais? E o sexo oral? E o beijo na boca? Deus não teria criado a boca para comer e a língua para articular palavras?

Se a homossexualidade fosse apenas uma perversão humana, não seria encontrada em outros animais. Desde o início do século 20, no entanto, ela tem sido descrita em grande variedade de invertebrados e em vertebrados, como répteis, pássaros e mamíferos.

Em alguma fase da vida de virtualmente todas as espécies de pássaros, ocorrem interações homossexuais que, pelo menos entre os machos, ocasionalmente terminam em orgasmo e ejaculação.

Comportamento homossexual foi documentado em fêmeas e machos de ao menos 71 espécies de mamíferos, incluindo ratos, camundongos, hamsters, cobaias, coelhos, porcos-espinhos, cães, gatos, cabritos, gado, porcos, antílopes, carneiros, macacos e até leões, os reis da selva.

A homossexualidade entre primatas não humanos está fartamente documentada na literatura científica. Já em 1914, Hamilton publicou no "Journal of Animal Behaviour" um estudo sobre as tendências sexuais em macacos e babuínos, no qual descreveu intercursos com contato vaginal entre as fêmeas e penetração anal entre os machos dessas espécies. Em 1917, Kempf relatou observações semelhantes.

Masturbação mútua e penetração anal estão no repertório sexual de todos os primatas já estudados, inclusive bonobos e chimpanzés, nossos parentes mais próximos.

Considerar contra a natureza as práticas homossexuais da espécie humana é ignorar todo o conhecimento adquirido pelos etologistas em mais de um século de pesquisas.

Os que se sentem pessoalmente ofendidos pela existência de homossexuais talvez imaginem que eles escolheram pertencer a essa minoria por mero capricho. Quer dizer, num belo dia, pensaram: eu poderia ser heterossexual, mas, como sou sem-vergonha, prefiro me relacionar com pessoas do mesmo sexo.

Não sejamos ridículos; quem escolheria a homossexualidade se pudesse ser como a maioria dominante? Se a vida já é dura para os heterossexuais, imagine para os outros.

A sexualidade não admite opções, simplesmente se impõe. Podemos controlar nosso comportamento; o desejo, jamais. O desejo brota da alma humana, indomável como a água que despenca da cachoeira.

Mais antiga do que a roda, a homossexualidade é tão legítima e inevitável quanto a heterossexualidade. Reprimi-la é ato de violência que deve ser punido de forma exemplar, como alguns países o fazem com o racismo.

Os que se sentem ultrajados pela presença de homossexuais que procurem no âmago das próprias inclinações sexuais as razões para justificar o ultraje. Ao contrário dos conturbados e inseguros, mulheres e homens em paz com a sexualidade pessoal aceitam a alheia com respeito e naturalidade.

Negar a pessoas do mesmo sexo permissão para viverem em uniões estáveis com os mesmos direitos das uniões heterossexuais é uma imposição abusiva que vai contra os princípios mais elementares de justiça social.

Os pastores de almas que se opõem ao casamento entre homossexuais têm o direito de recomendar a seus rebanhos que não o façam, mas não podem ser nazistas a ponto de pretender impor sua vontade aos mais esclarecidos.

Afinal, caro leitor, a menos que suas noites sejam atormentadas por fantasias sexuais inconfessáveis, que diferença faz se a colega de escritório é apaixonada por uma mulher? Se o vizinho dorme com outro homem? Se, ao morrer, o apartamento dele será herdado por um sobrinho ou pelo companheiro com quem viveu por 30 anos?"

Comentários

  1. Texto excelente. Todos os principais e indiscutíveis argumentos da causa expressos de forma concisa e de fácil leitura. Admiro esse cara.

    ResponderExcluir
  2. realmente é um excelente texto!!!
    valeu por postar aqui.

    ResponderExcluir
  3. Cara...isso soa muito natural..."ah temos de aceitar a homosexualidade como uma coisa normal"... tudo bem se isso não ocorre com um filho seu, ou com sua mãe ou pai...dai você tem um prisma melhor da situação e vê que as coisas não são bem assim "tãããoo naturais".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que? Devido ao seu preconceito machhista e socialmente retrógado que não sabe amar as pessoas como elas são e julgá-las pelo seu caracter em vez de se achar o dono da vedade. Pense nisso.

      Excluir
  4. Graaande Dr. Drauzio! É com pensamentos desse tipo que a humanidade vai evoluir, mas enquanto vivermos numa sociedade homofóbica... Tsc tsc

    ResponderExcluir
  5. Nesse texto diz sobre a origem homessexual em todos os animais... certo, mas o que difere os animais de nós humanos?, se partir desse contexto alguns animais comem feses e ver um ser humano fazer isso é normal?, não é pq animais iracionais tb tem praticas abminaveis como o homem que justifica e iguala comportamentos entre nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é abominável, é natural e remete amor, em relação as fezes, kra cada um faz com elas o que bem entender, nao prejudicando o proximo é o que importa e não vindo com hipocresia modista em postagens.

      Excluir
  6. Eh tragico a grande maioria condenar a minoria que sempre existiu e sempre vai existir. Não precisa solução para o que não tem nada de errado.

    ResponderExcluir
  7. antes da "igreja" fomentar os critãos, não havia preconceito, que é o que realmente mata, sou hetero e nunca me incomodou a sexualidade de ninguem, vai mto além de ser ou não, de achar normal ou não.

    se cada um cuidasse da própria vida, o mundo, esse planetinha cheio de babacas, seria sim um lugar maravilhoso, mas os desocupados de plantão, precisam abrir a cloaca que chamam de boca, pra falar a vida alheia, o mais importante, e é o que de fato incomoda, é que as pessoas sejam felizes, pois os infelizes, esses sim tem medo de olhar no espelho e ver a verdade, a escória que é.

    viva e deixe viver, ninguém sairá daqui vivo mesmo!!!

    sejam felizes, e deixe que cada m seja feliz a sua maneira

    Dr Drauzio como sempre, merece nossos aplausos, ele não busca argumentos para explicar a sexualidade, apenas demonstra o que é fato, cada um cuida de sí!

    ResponderExcluir
  8. o problema dos homossexuais, em sua grande maioria, é que eles mesmo geram polêmica em torno disso, chegam todo agitados em um lugar, querendo chamar a atenção da forma mais ridícula possível, e vive 'gritando': exijo que me aceitem!!
    eu sou Homem, com muito orgulho, e nem só por isso eu chego em um lugar gritando que sou homem, chamando a atenção de todo mundo e muitas vezes inventando preconceitos;
    temos um bom exemplo disso, que aconteceu um tempo atrás, da Geisy, quis por que quis chamar a atenção e criar polêmica, e conseguiu, e ainda não quer que zombem dela.
    não há problema nenhum em homossexualidade, se o cara gosta de fazer sexo anal com outro homem, dane-se, vai lá de o rabo e fica na boa,
    mas o gay não, ele TEM que chamar a atenção e gerar polêmica.

    atitudes extremistas e ridículas nunca foram 'aceitas' pela sociedade e nunca serão, por demonstrarem uma certa fraqueza, o indivíduo não conseguiu fazer qualquer tipo de sucesso em seu meio social e apela para o ridículo.

    ResponderExcluir
  9. a verdade é que ninguem quer ter um filho homosexual, e por isso muitos casais estão optando por não ter filhos, não sei onde esta o erro, porém espero que nem todos virem homessexuais pois estariamos ao fim da odsséia terrestre(humana)respeito o direito de todos, porèm deixem nossos pequenos filhos optarem, da forma que esta indo e querem colocar a homossexualidade com naturalismo, estão tirando a opção das nossas crianças, deixem as coisas acontecerem, daí seria uma coisa natural e não imposta como a midia escrita e falada tenta impor....

    ResponderExcluir
  10. É impressionante como as pessoas leem e não entendem patavinas do que está sendo dito. E olha que o Dr. Drauzio utilizou uma linguagem bem acessível. É absurdo a quantidade de analfabetos funcionais nesse pais, por isso não me espanta terem eleito um palhaço deputado federal com mais de um milhão de votos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fato isso. Bando de hipócritas!

      Excluir
  11. Fui a primeira a comentar aqui e voltei para ver os demais comentários. De alguma forma, a burrice humana continua me surpreendendo.
    Ninguém pode dizer "a verdade é que ninguém quer ter filho homossexual" como se não tivesse nada contra ou como se entendesse do que está falando. Isso é frase de quem está dominado pelo preconceito e nem se dá conta. Ou sabe, mas está acomodado demais em seus confortáveis padrõezinhos para fazer um pouco de esforço e se colocar no lugar do outro.
    A homossexualidade não é doença, não é epidemia. Ela não vai acabar com a raça humana, não se preocupe, a raça humana ainda vai acabar se matando com sua própria violência - e é com essa mesma violência e ignorância que assuntos que merecem atenção são tratados.
    E não venham com essa de "a grande maioria dos homossexuais quer chamar atenção", e que não, isso não é preconceito. Primeiro, de onde você tirou essa informação de que "a grande maioria" faz muito estardalhaço? Quais são suas fontes, além de sua mentalidade limitada? E segundo, se você fosse discriminado constantemente por ser quem você é, você não seria HOMEM o bastante para lutar por seus direitos até que você fosse aceito? Não é fácil lutar para conseguir seu lugar na sociedade. Qualquer um está sujeito a discriminação, e é óbvio que não é uma situação agradável. As mulheres lutaram e ainda lutam por seus direitos. Negros, idem. Por que não os gays?
    Honestamente, devo estar perdendo tempo digitando esta réplica, já que duvido que esse comentário seja lido pelos que comentaram anteriormente ou que, mesmo lido, mude o pensamento de alguém. Mas ficar em silêncio seria pior. Porque o silêncio é a certeza de que não haverá mudança.

    ResponderExcluir
  12. imagine como seria o mundo sem homosexuais.
    o mundo ja esta com uma populaçao carregada,com trilhoes de problemas.ex(aquecimento global,desmatamento elevado,etc...)
    agora imagine se todos, eu disse todos que ja morrerao e os que vivem hoje,tivessem um,dois ate tres filhos?
    entao eu entendo que pra tudo na vida tem explicaçao,eu respeito todos .obrigado

    ResponderExcluir
  13. ôpa, Dr Dráuzio... homossexualidade é puramente comportamental, segundo a Psicologia. Cromossomos são sabidamente Macho ou Fêmea e assim nos definem. Como Seres Humanos somos produto do meio onde vivemos e os homossexuais estão difundindo largamente suas idéias, daí um aumento da homossexualidade e da sua aceitação, já que está na mídia e na moda. E me digam com sinceridade: Quem cria um filho com a expectativa de que seja homo? Amo a todos e não concordo com a homossexualidade. O dr Dráuzio ao meu ver, deveria informar o lado da Psicologia e da genética aos menos esclarecidos sobre este assunto também FICADICA...

    ResponderExcluir
  14. Pois é Raquel e para confirmar o que vc diz, temos o Ricardo, ai acima, que nos vem com essas pérolas. "Homossexualidade é puramente comportamental, segundo a Psicologia", "Cromossomos são sabidamente Macho e Fêmea". Gente, vcs se esforçam muito para falar tanta merda, ou sai naturalmente de suas bocas?

    ResponderExcluir
  15. Quais são suas fontes, além de sua mentalidade limitada?
    raquel, concordo com algumas coisas que você disse, mas disso ai sinceramente tenho que dar risada; parada gay sinceramente é pra que? pra revogar o respeito deles e 'exigir' um lugar na sociedade? veja você mesmo uma reportagem numa parada gay, e ve o que eles mesmo falam da parada gay, 95% vai só pra farrear e fazer bagunça, se vestem com extravagância e roupas ridículas, como saltos e bandeiras coloridas; e ainda não querem chamar a atenção.

    e quem é que foi que tirou-lhes o lugar na sociedade? eles são obrigados a viver nas margens das cidades por algum acaso? não estão em nosso meio, no trabalho e em todo lugar?
    e em relação à violência, sempre aconteceu com todo mundo, independente de gay, homem, mulher, animal, da mesma maneira que um gay esses dias foi ferido no rosto por adolescentes um outro rapaz foi morto voltando do jogo, e morto à pancadas, mas não, o gay é diferente, ele é gay né.

    'você não seria HOMEM o bastante para lutar por seus direitos até que você fosse aceito?'
    já te expliquei o motivo da discriminação e não vou falar novamente, leia meu post anterior,

    (negros são um caso à parte)
    'As mulheres lutaram e ainda lutam por seus direitos'
    outra coisa a me fazer rir,
    lutam por que direito? elas também estão às margens da sociedade? vivendo na escória, sem moradia e comida?
    não tem elas todas o direito hoje de trabalho, e a livre escolha de qual marido se casar, e até mesmo a opção de casar-se;
    e se você mesmo não sabe, mulheres sempre ficaram na posição de amélia, ou dona do lar, porque foi assim por milhares de anos, aliás, milhões de anos. elas tem qualidades que a tornam do lar, e o marido as qualidades para proteger o lar e trazer o sustento,
    mas se sentem tão ofendidas com algo tão ridículo, que hoje se acham no eterno direito de nem sequer saber cozinhar, e ainda falam isso com orgulho, grande porcaria e grande lixo que é a mulher moderna.
    mesma coisa o homem se achasse no direito de parar de trazer o sustento pra casa, como sempre foi há milhares de anos atrás quando o macho da casa saia para a caça e a fêmea ficava à sua espera;
    vocês não saber nem o que querem e nem o que tem, e ainda vem me qualificar de mente limitada;

    passar bem

    ResponderExcluir
  16. lutam por que direito? elas também estão às margens da sociedade? vivendo na escória, sem moradia e comida?
    não tem elas todas o direito hoje de trabalho, e a livre escolha de qual marido se casar, e até mesmo a opção de casar-se.
    Extremamente ridicula a tua comparação


    Elas tem opção de casar-se com quem? com um bom marido que a sociedade vai escolher para ela?SE VAMOS FALAR DE RESPORTAGENS VOCE JÁ VIU A QUE DIZ QUE AS MULHERES TEM SALARIOS MAIS BAIXOS QUE OS HOMENS,E QUANTAS OUTRAS?nessas voce deveria acreditar porque são as que voce comprova no dia a dia.Voce já foi na parada ou só se guia pelas reportagens?, a mulher tem direito de se casar com outa mulher? porque? ela não é mulher que nem todas as outras tem alguma coisa a menos ou a mais?igual para os homens
    Mesmo amando NÃO TEM DIREITO frente a ``justiça´´
    E amar é comportamental?qual o conceito da psicologia e da genética?



    Nós não sabemos o que queremos nem o que temos?EU SEI MUITO BEM O QUE QUERO E NÃO POR ISSO CONSIGO,SABE PORQUE POR QUE TEM UM BANDO PRECONCEITUOSOS COMO VOCE QUE GOSTAM DE COLOCAR LIMITES ATÉ NAS COISAS SIMPLES COMO ANDAR DE MÃOS DADAS NA RUA SE BEIJAR PORQUE CONSIDERAM ISSO UM ESCANDALO!?SERÁ?E VOCE ALGUMA VEZ NA VIDA SE QUESTIONO que voce quer e o que voce tem?

    Vale

    ResponderExcluir
  17. Leoni,

    Parada Gay é pra mostrar pra sociedade que os gays existem e reinvindicar direitos. Se muitos vão pra lá para se divertir, que bom. Pela tua 'linha de raciocínio' podemos então detonar o sentido do carnaval, né?

    No teu primeiro comentário o argumento era 'o problema dos homossexuais, em sua grande maioria, é que eles mesmo geram polêmica em torno disso, chegam todo agitados em um lugar, querendo chamar a atenção da forma mais ridícula possível'
    'Em sua grande maioria' é generalização e isso é burrice. Me mostre as fontes que embasam tua opinião da 'grande maioria'??????????? A parte do 'chegam todos agitados em um lugar' nem vou perder tempo comentando.

    "eu sou Homem, com muito orgulho, e nem só por isso eu chego em um lugar gritando que sou homem, chamando a atenção de todo mundo e muitas vezes inventando preconceitos"
    Quantas piadas por dia você escuta por ser homem?? Quantas piadas você já ouviu, por ser homem??? Ah... entendi porque você 'pensa' assim.

    "não há problema nenhum em homossexualidade, se o cara gosta de fazer sexo anal com outro homem, dane-se, vai lá de o rabo e fica na boa,
    mas o gay não, ele TEM que chamar a atenção e gerar polêmica."
    Sabe o que está parecendo??? Que gays chamam a TUA atenção.


    "e quem é que foi que tirou-lhes o lugar na sociedade? eles são obrigados a viver nas margens das cidades por algum acaso? não estão em nosso meio, no trabalho e em todo lugar?"
    Se você não sabe, e certamente não sabe pois já demonstrou toda sua ignorância, muitos jovens são expulsos de casa por serem gays, muitas pessoas apanham pelo mesmo motivo, algumas são excelentes profissionais e não são contratados por serem gays. Fora os mais de 70 direitos civis que os gays não tem.

    "lutam por que direito? elas também estão às margens da sociedade? vivendo na escória, sem moradia e comida?"
    Direitos pra você são apenas moradia e comida? 25% das mulheres do Brasil já foram agredidas pelos companheiros. A maioria não denuncia, pois quando chega na delegacia ainda tem que provar que não é culpada. Fora que aproximadamente também 25% das mulheres já sofreram algum tipo de abuso.
    É DISSO que estamos falando. Entendeu? Se for preciso desenhar, vai faltar papel...

    "mas se sentem tão ofendidas com algo tão ridículo, que hoje se acham no eterno direito de nem sequer saber cozinhar, e ainda falam isso com orgulho, grande porcaria e grande lixo que é a mulher moderna."
    Quem você pensa que é pra chamar alguem de lixo???? Ah, você é filho do seu pai e da sua mãe. Explicado.

    ResponderExcluir
  18. Parabéns, é com esse modo de deturpar as coisas com analogias sem nexo que vamos levar esse mundo para a decadência. Vamos todos agora comer capim, mugir, pular de arvore em arvore... espere aí... é impressão minha ou só os humanos são racionais?! Não posso matar o próximo porque isso é para os leões, mas posso dar o fiofor porque pareço com os macacos?! é isso? eu sou da raça humana ou do reino animal?!

    ResponderExcluir
  19. Esse texto está publicado na página do Drauzio: http://drauziovarella.com.br/sexualidade/violencia-contra-homossexuais/

    ResponderExcluir
  20. "Homossexualidade é puramente comportamental, segundo a Psicologia." - Engano seu, caro Ricardo, engano seu! Caso não saiba, eu sou casado e justamente com uma psicóloga pós-graduada em Sexologia (que não estuda APENAS a diversidade sexual - inclusa a heterossexualidade - mas também as perversões, taras, o chamado ciúme e toda a gama envolvendo de alguma forma o sexo, a sexualidade humana e suas formas de expressão. Então não me venha querer bancar o sabe-tudo de Psicologia pois além de uma esposa, também tenho uma amiga e dois primos diplomados e com distinção em tal ciência, posso gentilmente desbravatar qualquer pérolazinha escrota (desculpem pelo termo) que você vier defecar por aqui. Ah, sim, e tome cuidado ao defecar pelos dedos, seus intestinos poderão ficar com ciúme de seus dedos e mãos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão aceitos!