Prefeitura do Rio criará Coordenadoria LGBT.

André Piva e Carlos Tufvesson
O Rio de Janeiro ganhará em breve uma Coordenadoria Especial de Assuntos da Diversidade Sexual (Ceads). Eduardo Paes, prefeito da cidade, anunciou nesta terça-feira, 23/11, a criação da Coordenadoria. Carlos Tufvesson, renomado estilista e militante carioca, foi convidado pelo próprio prefeito e deverá assumir o órgão.

Segundo o próprio Carlos, em entrevista ao site mixbrasil, "Foi bastante surpreendente para mim. Como militante não posso deixar de aceitar o convite pela questão da ocupação de espaço, que é super importante, é uma oportunidade de poder fazer mais". 

Não há ainda uma data para a inauguração da Coordenadoria, mas Carlos aposta na agilidade do prefeito, "o prefeito é muito ágil".

Sobre a utilidade do órgão, Carlos explica que, “o objetivo principal da Coordenadoria vai ser servir a população LGBT do Rio de Janeiro. O cidadão LGBT do Rio não vai mais achar que não existe poder público para ele. Ele vai saber das poucas leis de proteção que existem, pode até não usar, mas vai saber", disse. 

Com essa nova função, Carlos deverá deixar um pouco de lado sua atuação como estilista, funcionando agora apenas como consultor. "Agora terei mais tempo para fazer as coisas que precisam ser feitas", anuncia. 

A Coordenadoria pretende também fortalecer e ampliar as relações com as ONGs de defesa pelos direitos dos LGBTs.

Carlos, apesar de fazer parte da elite carioca, sempre foi um militante. Sempre lutou e se posicionou de forma clara e objetiva na luta pelos direitos dos LGBTs. Ele poderia muito bem continuar no mundo fashion, sem se importar com o que acontece a sua volta, mas não, resolveu dar a cara a tapa, se expor e se desgastar com uma luta árdua e muitas vezes inglória. Admiro pessoas assim, gente que está sempre muito mais focada no bem estar comum do que no seu próprio mundinho. Parabéns Carlos, parabéns ao prefeito Eduardo Paes e parabéns a cidade do Rio de Janeiro. Espero que essa Coordenadoria possa fazer com que avancemos, pelo menos um degrauzinho que seja. Já é melhor do que nada.

Comentários

  1. "Sempre lutou e se posicionou de forma clara e objetiva na luta pelos direitos dos LGBTs.".
    .
    Que direitos? Opção sexual agora dá direitos especiais?

    ResponderExcluir
  2. "Sempre lutou e se posicionou de forma clara e objetiva na luta pelos direitos dos LGBTs.".
    .
    Que direitos? Opção sexual agora dá direitos especiais? [2]

    ResponderExcluir
  3. Pqp,espero que nao qieira empurrar seus valores guela abaixo dos outros,deveria se criar tam bem,uma cordenadoria para negros,loiras,anoes,deficientes,idosos e por ai vai,por que se vc declara que é hetero vc ja é homofobico eu tenho orgulho de ser hetero.

    ResponderExcluir
  4. Não dá direitos especiais seu babaca reprimido, o cara luta pelos direitos que todo mundo tem, pelos direitos que você têm e não precisou apanhar nem protestar para obtê-los; mas normalmente os gays são afastados, menosprezados e ridicularizados pelos direitos mais comuns que são de todos, seus e deles. E esses direitos vão desde poder andar Apenas de mãso dadas sem ter que dar explicações à seguranças de shoppings e policiais nas ruas, até os direitos de casamento civil, repito: casamento CIVIL (não mencionei religiosidade), já me adianto antes que comecem a inflamar seus discursos com base no meu comentário. Relembrando, não são direitos específicos para a opção sexual, é como se fossem lembretes constantes a ignorantes da sociedade que os direitos são de TODOS e evitar o crescimento de atos bárbaros contra a vida de pessoas tranqüilas, que estudam, trabalham e que vivem em paz.

    ResponderExcluir
  5. Isso é uma palhaçada!!!! não entendo a razão. O que a gente mais quer são direitos iguais. E isso só mostra o QUÃO DIFERENTE, nós somos!!!! Vergonha!

    ResponderExcluir
  6. Para os cinicos. A frase "Sempre lutou e se posicionou de forma clara e objetiva na luta pelos direitos dos LGBTs" significa direitos iguais aos heterossexuais que lhes são negligenciados.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão aceitos!