Somos todos preconceituosos?

A única resposta honesta e possível é:  SIM!

Sim, somos todos preconceituosos, segregacionistas e estigmatizadores. Faz parte do nosso DNA, da nossa cultura, do nosso "modus operandi".

Mesmo no meio de grupos estigmatizados pelo preconceito, vemos a reprodução do mesmo. Não é difícil, por exemplo, ver homossexuais reproduzindo a velha dinâmica de superioridade encontrada no restante da sociedade.  Gays jovens segregam gays idosos, os malhados impõe a estética do corpo "sarado" aos não malhados, "discretos" discriminam os não tão discretos assim, fashionistas se julgam acima daqueles que não podem, ou não estão nem ai para essas vaidades tolas e efêmeras e por ai vai. um verdadeiro redemoinho de eventos discriminatórios das mais variadas combinações.

Assim como não é nada difícil ver negros, feministas e outros tantos grupos vítimas de preconceito, propagando o velho discurso homofóbico.

Políticos perseguidos pela ditadura, hoje fazem conluios com aqueles mesmos que no passado os perseguiam. Vitimas ontem, algozes hoje. Os que um dia apanharam, agora batem, não mais com as mãos, mas com palavras. Esses quando não pecam por ações equivocadas, pecam por omissão. Se permitem olhar o próximo de cima, e por quê? Porque se julgam melhores, estão agora acima da escória, a mesma escória de que um dia fizeram parte.

São tantos os exemplos que nem caberia aqui apontá-los, é todo um jogo de superioridade e arrogância num ciclo vicioso de poder interminável. Uns patrulhando os outros, determinando, ou pelo menos tentando determinar, o que se deve vestir, comer, crer, ouvir, ler, com quem dormir etc.

É como se para acabar e anular uma ação discriminatória, fosse necessário fortalecer e validar outra. Cada um puxa a brasa para sua sardinha e, consequentemente,  joga água na brasa do outro.

Ao meu ver, era de se esperar que, apesar das diferenças, grupos que sofrem mais com o preconceito tivessem uma maior compreensão das mazelas alheias, no entanto, não é isso o que vemos, em certos casos, muito que pelo contrário.

Isso tudo vai acabar um dia? Acho pouco provável, para não dizer impossível, até por que, grupos são formados naturalmente. Pessoas se aproximam por semelhanças e identificações e acabam, equivocadamente, segregando os "diferentes". Há talvez ai, uma confusão entre diferença e antagonismo.

O importante não é anular as diferenças, já que são legítimas, mas sim conhecê-las, aceitar e tentar conviver  de maneira saudável com elas. Podemos estabelecer elos e transitar entre os grupos, sem que para isso, tenhamos que perder nossa própria identidade. Essas pessoas perdem tanto tempo tentando se distanciar, que não veem o quanto é maravilhoso a integração, o quanto é bom conhecer o outro e se fazer conhecer.

Talvez com um olhar mais atento e menos egoísta, possamos entender e até aceitar as diferenças. É isso que, no futuro, vai fazer toda a diferença.

Comentários

  1. Pólux, todos nós temos tendência a sermos preconceituosos devido a cultura do preconceito onde estamos inseridos. Porém, isto não pode ser uma desculpa para a perpetuação deste vício social coletivo. É obrigação moral de cada pessoa se policiar para evitar discriminar outras pela sua cor, religião, tipo físico etc. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. O que e chamado de POLITICAMENTE CORRETO ,nada mais e do que uma forma de controle coletivo criado nao sei por quem .
    Hoje nao posso expressar minha opiniao sobre certos assuntos pois sou imediatamente recriminlizado,ao inves de ser apenas corrigido.

    ResponderExcluir
  3. bem, concordo, todos são preconceituosos, mas quem não é?
    o que me deixa indignada não é o grupo preconceituoso, mas sim o grupo que se diz "vitima do preconceito", em vez deles compreenderem que todos tem preconceito até eles mesmos, e por causa disso quebrar esse conceito pré formado, quase um tabú para alguns, e mostrar como o grupo deles não é bem assim como os preconceituosos imaginam, mostrando os lados bons e lados ruins do que o outro tanto "teme", mas em vez disso, fica com mimimi, querendo fazer o povo engolir a força e a seco tudo que eles dizem que é certo, piorando assim a situação deles pois assim só dá razão ao preconceituosos que eles são realmente um bando de animais que não sabe dialogar e é proibido falar mal deles... pasmem...
    Outro ponto a ser visto é a própria "vítima", que já se sentindo preconceituada, cria um pré-conceito, que ele não será aceita, pois todos em volta são preconceituosas...
    eu nunca consegui distinguir o porque a camiseta 100% negro é orgulho a raça e 100% branco seria preconceito, para mim não passa de um ponto de vista, se olharmos pelo lado positivo, tanto um quanto outro demonstra orgulho pela raça, mas se olharmos com olhos maliciosos, tanto um quanto outro estão menosprezando a raça alheia, sem contar que estão ignorando outras raças como os orientais, mulatos, mamelucos e cafuzos...
    ou os negros, pardos se orgulham do sistema de cota? olhando pelo lado malicioso, isso não passa de um "atestado" que comprova que uma pessoa dessas raças não pode entrar em uma instituição sem ser empurrados goela abaixo, quando uma pessoa dessas raças vier a mim e falar que está cursando a faculdade estarei em dúvida se eles estão lá por mérito ou se foram empurrado pelo sistema de cotas.
    a mesma coisa está falar dos homossexuais, afe, se não gostamos de homosexuais seremos homofóbicos, mas eles não gostando de heterossexual são o que?
    então o mais corretos é deixarmos de mimimi, e provar de um modo inteligente que o lado "vitima" não é vitima e sim apenas uma pessoa que não foi compreendida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara covarde que se esconde no anonimato, isso que você chama de mimimi é justamente o que você sugeriu: A luta para diminuir o preconceito, inclusive dos próprios grupos que, na sua acepção, só fazem mimimi. Das duas, uma: Ou você é dissimulada por sofrer de algum transtorno encéfalo-cognitivo, ou é dissimulada de propósito, achando que alguém irá engolir o seu discurso preconceituoso disfarçado de políticamente correto (e não adianta dizer que não é, você mesma colocou em seu próprio texto a expressão 'politicamente correto').

      Excluir
  4. Pois é anônimo do comentário enorme, vc é a prova viva de que a ignorância é mãe de todos os preconceitos, basta ler esse seu texto carregado dos mais profundos preconceitos, para termos um belo exemplo disso. As vezes fico com medo quando leio esse tipo de coisa.

    ResponderExcluir
  5. Nem só preconceituoso como egoistas, orgulhosos, petulantes e prepotentes.

    ResponderExcluir
  6. Não, anônimo, tu não tens o direito de não gostar de homossexuais, assim como não tens o direito de não gostar de negros. Ponto. Os direitos humanos estão acima das liberdades individuais (incluindo a a liberdade de expressão) meu caro. São valores superiores e que não estão em discussão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão aceitos!